A Siri já fala português


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Não é português de Portugal, mas sim português do Brasil uma das 5 novas língua que a Siri aprendeu recentemente. Aliás, se não falares com sotaque brasileiro, ela não vai entender-te. (Bem sabíamos que um dia as novelas portuguesas nos iam ser úteis!)

A Siri passou a perceber e a falar português depois do update iOS 8.3 ter sido lançado pela Apple. Para activares a nova língua, tens de ir a General > Siri nas definições do iPhone/iPad.

siriportugues_01

Dos testes que fizemos, a Siri portou-se bem no português. “Em que te posso ajudar?”, pergunta a assistente pessoal depois de termos pressionado firmemente o home button. As respostas podem ser muitas: desde um simples pedido para ligar ao Bruno a uma informação meteorológica – ou até mesmo uma ordem para abrir uma app, um novo lembrete, o envio de um e-mail para aquele cliente importante, um post no Facebook, o esclarecimento a uma dúvida sobre história que surgiu numa conversa com amigos…

siriportugues_02

Em português, a Siri já pode ser usada para escrever e-mails ou mensagens, que antes tinham de ser ditados em inglês. Todavia, o facto de a assistente pessoal só perceber português do Brasil torna a tarefa ligeiramente complicada para os portugueses que não conseguem imitar o sotaque brasileiro das novelas.

Por essas e por outras (estamos demasiados habituados à sua voz norte-americana), continuamos a preferir a versão original da Siri. Até porque a versão portuguesa ainda está longe do Google Now, que há muito que já fala em português de Portugal.

A Siri em português é apenas uma das muitas pequenas novidades do iOS 8.3. Outras incluem um novo design para o teclado de emojis, capatibilidade com a nova app Photos do OS X e uma nova organização definições da rede de dados, por exemplo.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.