Estes “botões mágicos” da Amazon permitem-te comprar coisas instantaneamente


Se és daquelas pessoas preguiçosas que odeia ir às compras mas está sempre sem café e pastilhas para a máquina de lavar, a Amazon tem uma solução para ti. A maior empresa de e-commerce do mundo anunciou esta terça-feira o Dash Button, um pequeno botão que pressionas para encomendar um determinado produto, sem teres de te preocupar com mais nada depois. O produto vai chegar a tua casa.

Não, não é mentira nem nenhuma partida da Amazon, mas mais uma prova de que a Internet das Coisas está a tornar-se cada vez mais a melhor amiga do sedentarismo. Basicamente, este botão está ligado à rede wifi da casa e tem apenas uma função: quando pressionado, é enviado um pedido de encomenda à Amazon do produto que lhe está associado.

amazondashbutton_02

O pequeno dispositivo está identificado com apenas com o logotipo do produto em questão, ou seja, não fazes ideia do preço do que estarás a encomendar. Podes cancelar a encomenda através de uma app para telemóveis. E só se consegues encomendar uma unidade durante um determinado período de tempo – não vá a criança lá de casa brincar com o botão e encomendar 30 mil caixas de café.

Importa repetir que isto NÃO é uma partida da Amazon e que até já estão disponíveis para encomenda os botões de 18 parceiros diferentes de forma gratuita para os assinantes do Amazon Prime. Contudo, pelo menos para já, o Dash Button só vai estar disponível nos Estados Unidos.

No futuro, a Amazon pretende implementar um serviço que se chama Dash Replenishment Service, algo que dispensa os botões mas que instala pequenas peças de hardware que detectam, por exemplo, quando o café da máquina está a acabar e fazem a encomenda automaticamente. De loucos.