Antes de irem para o espaço, estes astronautas são abençoados


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Aleluia, aleluia, diriam os astronautas da NASA. Não se sabe bem quando é que a tradição começou, mas a verdade é que as fotografias não enganam: antes de embarcarem numa nave a caminho do espaço, os astronautas são abençoados com água benta e uma cruz. Porquê? Religião e geopolítica, explica o The Verge.

Check. Double-check. Ir para o espaço não é tarefa fácil. É preciso ver se está tudo em ordem, o equipamento, os mantimentos, os fatos especiais, entre outros. Antes de serem lançados num foguete, os astronautas passam por um duro treino e cumprem alguns rituais.

Mas há um ritual que sobressai à vista: um padre da Igreja Ortodoxa russa abençoa astronautas norte-americanos e russos com uma cruz e água benta.

De acordo com o The Verge, “não é bem claro quando é que esta particular tradição começou”. O caso fica mais difícil de compreender quando a Constituição Russa diz que o estado é laico, apesar de existir quatro religiões “oficiais” (registadas). Certo é que a tradição religiosa acabou por invadir os rituais espaciais e, actualmente, faz parte de um lançamento para o espaço num cruzamento – à primeira vista – improvável: ciência e religião.

Os americanos, na verdade, não têm muita escolha. Com o encerramento do Space Shuttle da NASA em 2011, os astronautas têm sido transportados para a Estação Espacial Internacional a partir da base russa em Baikonur Cosmodrome.

Mas há mais rituais: alguns incluem plantar árvores (sempre se disse que antes de morrer se deve ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore) ou urinar num pneu. Além disso, antes de cada missão, têm de ver um filme russo de culto, Western, de 1969.

Expedition 43 Soyuz Blessing

Expedition 41 Soyuz Blessing

Expedition 39 Preflight

Expedition 41 Crew Blessing

Expedition 36 Crew Blessing

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.