Canal britânico propõe notícias em GIFs


Desde o surgimento da internet e com a proliferação das redes sociais, o jornalismo tem procurado reinventar-se, desenvolvendo novas abordagens e encontrando novos targets. A BBC News, por exemplo, criou um resumo diário no Instagram, em vídeo, dos temas mais importantes do dia. Já a norte-americana ABC inventou um “telejornal” diário no Facebook.

Mas o canal britânico Channel 4 News escolheu o GIF e o Tumblr para propor uma nova forma de consumir notícias. O 4NewsWall é um feed quase interminável das notícias mais importantes do dia, ordenadas cronologicamente e apresentadas na forma de GIF.

Os GIFs apresentam-nos o headline numa “bonita” imagem alusiva ao assunto. Clicando no GIF, podemos ler um pequeno resumo da notícia e aceder ao conteúdo completo no site do Channel 4 News.

4newswall_02

Desenvolvido no Tumblr, o 4NewsWall procura uma audiência muito jovem (16-34 anos). Os GIFs podem ser partilhados através do site no Facebook e Twitter, e também “repostados” via Tumblr. A partilha no Facebook é feita através de vídeo alojado numa página criada pelo Channel 4 News, uma vez que a plataforma não suporta GIFs.

O 4NewsWall foi pensado e desenvolvido pela equipa criativa da estação (4Creative). “Criar um GIF para uma história séria tem sido uma aprendizagem constante – o tom de voz é crucial. Entre o copy e o GIF em si, tentamos trabalhar em uníssono para criar GIFs de notícias que representam o espírito sério do Channel 4 News e que sejam apelativos a uma audiência mais jovem e distraída”, contam Jack Croft e Stacey Bird, que lideram o projecto, ao jornal The Guardian.

4newswall_05

4newswall_03

4newswall_04