Este pequeno aparelho transforma qualquer TV num Chromebook


A Google adicionou um novo produto à família Chrome. Depois do browser Chrome, dos computadores Chromebook com Chrome OS e do Chromecast para streaming de conteúdos para a TV, chega-nos o Chromebit. Trata-se de um computador com formato de pen que pode ser ligado a televisões e monitores.

O primeiro Chromebit vai chegar ao mercado este Verão pela mão da Asus, a empresa que fabricará estes pequenos aparelhos com o aspecto de uma pen e que trazem um computador no seu interior. O Chromebit pode ser ligado a um ecrã através de uma porta HDMI, transformando-o num “Chromebook” funcional.

O Chromebit contém um processador Rockchip 3288 SoC, gráficos quad-core ARM Mali 760, 2 GB de RAM, 16 GB de memória eMMC, uma porta USB 2.0, suporte para WiFi 802.11 ac e Bluetooth 4.0. Não é o computador mais potente, mas o suficiente para correr o sistema operativo Chrome OS.

Esta pequena pen vai custar menos de 100 dólares. “Ligando simplesmente este dispositivo a qualquer ecrã, é possível transformá-lo num computador. É a actualização perfeita para um computador de secretária e será útil para escolas e empresas”, refere a Google em comunicado, exemplificando que o produto pode ser uma solução para computadores velhos.

O Chromebit é apenas o membro mais recente da família Chrome OS, à qual pertencem os computadores Chromebook. A Google defende que muitos de nós precisamos apenas de um equipamento que seja pouco mais que um terminal de acesso à net, dado que os serviços online existentes satisfazem as nossas necessidades (Gmail, Google Docs, Photoshop…) “Desde que os introduzimos há quatro anos, os Chromebooks tornaram os computadores mais rápidos, simples e seguidores, eliminando as chatices diárias como esperar que o computador arranque, ter de estar constantemente a carregá-lo e lembrar-se constantemente de instalar actualizações de software”, conta a Google.