Este veículo autónomo da NASA é bom para drifts


Há já várias empresas que desenvolveram carros que se conduzem sozinhos: a Google, a Mercedes, a Toyota e, agora,… a NASA. A agência especial publicou nesta segunda-feira um vídeo a demonstrar as capacidades do seu veículo autónomo e traz bastantes inovações que ainda não tinham sido antes vistas em qualquer veículo da mesma categoria.

Desenvolvido no Centro Espacial Johnson, o Modular Robotic Vehicle, ou MRV, é um pequeno automóvel do tamanho de um carro de golfe que desperta em qualquer um o desejo de fazer um test drive. O desenvolvimento de um equipamento destes por parte da NASA já não era grande novidade, mas só agora pudemos ver melhor aquilo de que ele é capaz e a sua verdadeira forma.

Para além da sua forma um pouco fora do comum – remete logo o pensamento para aqueles veículos que andam nas pistas dos aeroportos –, o grande destaque do MRV vai para as rodas. Cada um tem um sistema independente e que, surpreendentemente, rodam até um ângulo de 180 graus. Isto é perfeito para estacionamentos.

A alimentar o motor está apenas e só a energia elétrica que sai das baterias instaladas no carro. A velocidade máxima é de 64 km/h, pesa cerca de 907 kg e inclui ainda um sistema de refrigeração a líquido. A NASA não divulgou mais informações no que toca a disponibilidade nem preço.

mrvnasa_02