Faz uma visita (virtual) aos famosos estúdios Abbey Road


Se te consideras um indivíduo que percebe mimamente de música, faz parte da tua lista de sonhos (quase) impossíveis de concretizar visitar os famosos estúdios Abbey Road. Para os mais distraídos, tratam-se apenas dos estúdios mais famosos de sempre.

Um edifício branco onde gravaram muitos “tubarões” da indústria musical, dos Beatles a Michael Jackson, dos Pink Foyd aos MGMT, passado por nomes como Nick Cave, James Blunt ou até Miley Cyrus. A lista é infindável. Pois bem, caros geeks, gearheads ou amantes da música no geral, agora já podem concretizar esse sonho. Ou quase.

O convite é feito pela Google, que lançou um mini-site que nos permite passear dentro de Abbey Road na primeira pessoa, à semelhança do Google Street View, no Google Maps. Está lá tudo: as três principais e icónicas salas de gravação (Studio 1, Studio 2 e Studio 3), a sala de mastering, control rooms… Só não dá (ainda) para visitar as casas de banho. Mas a visita não se resume a isto. Ao longo do passeio, vários botões vão surgindo no ecrã, que nos permitem ler mais sobre alguns momentos icónicos passados no Abbey Road, admirar fotografias clássicas, como a inauguração do famoso estúdio, ou até ver e ouvir no youtube algumas gravações realizadas nas três salas.

ginsideabbeyroad_02

ginsideabbeyroad_03

É possível também ver alguns dos técnicos de som a por mãos à obra e ouvir o seu testemunho sobre algumas sessões de gravação. Mas a parte mais interessante desta viagem talvez seja o facto de podermos, nós próprios, meter as mãos na massa. Espalhados pelo estúdio estão alguns mini-jogos, que nos permitem mexer em peças de gear clássicas, usadas para gravar albuns seminais como Sargent Pepper’s ou Dark Side of the Moon. É possivel brincar com gravadores de pistas, fazer a nossa própria mistura de uma música e testar o quanto nos conseguimos aproximar da versão original.

Sejas um maluco por técnicas de gravação ou apenas um curioso, não há duvida que vais perder muito tempo do teu dia a explorar todos os cantos do estúdio mais conhecido do mundo.