Grupo de estudantes do Texas quer acabar com o medo das agulhas


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Aicmofobia. Um nome estranho para algo muito frequente, conhecido como o medo de agulhas e injecções. De facto, ser picado com agulhas não é algo agradável. Mas para alguns, mais sensíveis, isso pode mesmo tornar-se um problema numa hora tão simples como apanhar uma vacina ou tirar sangue para análises. A pensar nesses momentos incómodos, um grupo de jovens estudantes de engenharia da Rice University em Houston, no Texas, criou um pequeno dispositivo para evitar a dor da picada, mesmo quando o técnico tem a sensibilidade de um paquiderme numa loja de loiças.

O pequeno aparelho, batizado como o clássico dos Pink Floyd, Confortably Numb, promete isso mesmo, uma anestesia suave no momento de ser picado. O dispositivo tem a forma de uma lata, com menos de 5 cm de comprimento e um diâmetro de 0,6 cm, e é adaptado a uma agulha hipodérmica. Dentro do Confortably Numb, estão contidos separadamente água e nitrato de amónia. Aquando da injecção, vira-se a lata, quebrando-se o selo entre as duas substâncias que, uma vez juntas, reagem, provocando o rápido arrefecimento de uma placa de metal na base do dispositivo. Esta rapidamente arrefece a zona de pele sobre a qual é aplicada até aos 4,5º C, anestesiando-a localmente e tornando a injecção muito menos dolorosa.

Um método simples, seguro e eficaz. Além do mais, como não requer contacto directo entre químicos e a o organismo, é catalogado pela FDA numa classe que não necessita de ensaios clínicos extensos e morosos.

confortablynumb_02

O Confortably Numb saiu literalmente de uma sala de aula. Os criadores, os alunos de Ciência Computacional Greg Allison, Andy Zhang e Mike Hua, apresentaram este projecto no contexto da cadeira de Design de Engenharia. A premissa era simples: desenhar um produto que fosse capaz de solucionar os problemas do dia-a-dia de clientes reais. E o cliente no caso foi o Dr. Mehdi Razadi, um cirurgião cardiotorácico no Texas Heart Institute, que enfrentava diariamente o desafio de ter que realizar injecções em sítios assaz sensíveis como a face ou a virilha.

O projecto rapidamente ganhou reconhecimento, vencendo mesmo o prémio Best Freshman Design na Universidade e iniciando o processo para patentear o Confortably Numb. Os próximos passos consistirão em tentar reduzir ainda mais o tamanho do dispositivo e a tornar o preço competitivo de modo a entrar a sério no mercado dos dispositivos de saúde e transformar uma ida às vacinas numa manhã bem menos desagradável.

confortablynumb_03

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.