Jack White doa milhares de dólares para o primeiro museu inteiramente dedicado ao Blues


A The Blues Foundation já tinha conseguido angariar milhares de contribuições para erguer o primeiro museu inteiramente dedicado ao Blues (em inglês, National Blues Museum), em St. Louis. A inauguração ficou agendada para 8 de Maio de 2015 e tem o apoio de variadas figuras dos meandros da música e cultura no geral, como Tom Petty, Buddy Guy ou o actor John Goodman.

Agora, foi a vez de Jack White se juntar à causa, com uma doação na ordem das centenas de milhares de dólares. A fundação já adiantou que o dinheiro de White vai ser utilizado para fundear o programa “Mix it Up”, que permitirá aos visitantes aceder ao mais variado material de gravação e criar as suas próprias composições, para partilhá-las com o mundo.

O National Blues Museum vai apresentar um auditório com 100 lugares sentados, um museu com tecnologia “state of the art” e vai oferecer vários programas educacionais e workshops. Várias figuras da história do blues – como Robert Johnson, BB King ou Etta James – vão receber algum destaque, já que fazem parte do Blues Hall of fame, estabelecido em 1980. E, com o percurso criativo que tem vindo a desenvolver, não há dúvidas que está lá um lugar guardado para Jack White