Noruega vai desligar o FM

Sinal analógico começará a ser desligado em 2017.

A Noruega vai deixar de ter rádios FM a partir de Janeiro de 2017. A ministra norueguesa da cultura, Thorhild Widvey, anunciou o fim da Frequência Modulada, uma decisão que teve por base um programa para a digitalização da rádio aprovado pelo Parlamento em 2011.

Numa nota no site do Governo, Widvey considerou que a “digitalização da rádio vai abrir a porta para um número muito maior de canais de rádio, beneficiando ouvintes em todo o país” e permitir aos ouvintes uma “melhor qualidade de som e novas funcionalidades”.

Isto porque a DAB (Digital Audio Broadcasting) pretende ser uma versão melhorada da casino online FM e, de facto, a sua oferta já é bastante superior no país. Existem actualmente 5 estações de rádio com sistema FM, ao passo que em DAB são 22 estações. De acordo com a ministra da cultura há capacidade para 42 estações.

Mas o FM é também mais dispendiosa que o DAB: oito vezes, de acordo com o Governo norueguês. A tutela estima que a transição vai permitir uma poupança de 23,5 milhões de euros por ano.

Noruega é o primeiro país a anunciar o fim da emissão FM, no entanto, vários países na Europa e na Ásia estão em processos semelhantes. É de notar que esta transição deve-se muito ao facto de 56% dos ouvintes norueguesas já o utilizarem a DAB e 20% dos carros serem, à partida, equipados com esta tecnologia.