O 180 Creative Camp está de volta


O 180 Creative Camp está de volta. A 5ª edição do evento, que decorre de 5 a 12 de Julho na cidade de Abrantes, volta a representar um dos principais encontros de criatividade mundial. Até 31 de Maio, está aberto o concurso internacional para a implementação de um projecto de intervenção urbana de 5 000€.

Colaborações criativas em media arts é o principal tema desta parceria do Canal180 com a Câmara Municipal de Abrantes, que volta a reunir alguns dos melhores criadores do mundo de diferentes áreas de expressão artística para uma semana de cruzamentos criativos. Vídeo, música, fotografia, design, arquitetura e arte urbana são algumas das áreas que serão remisturadas neste 180 Creative Camp.

Pelo segundo ano consecutivo, o 180 Creative Camp realiza o concurso de intervenção urbana para o centro histórico da cidade, que se destina a selecionar um projeto vencedor e ainda três menções honrosas. O objectivo é promover a apropriação do espaço público de Abrantes e o concurso parte uma vez mais da colaboração entre o Canal180, a Câmara Municipal de Abrantes e a plataforma de arquitetura internacional ArchDaily, que irão compor o júri do mesmo, aos quais se juntam ainda José Mateus da Trienal de Arquitectura de Lisboa e Marco Canevacci do coletivo alemão Plastique Fantastique.

A iniciativa “Stores Art Attack Projects”, iniciada na edição 2014, volta a repetir-se em 2015. Em colaboração com a Associação Centro Comercial Ar Livre de Abrantes, serão selecionadas 15 propostas nacionais e internacionais para intervenções criativas em lojas do centro histórico de Abrantes, com o propósito de dinamizar o comércio local. Cada proposta receberá o apoio de 200€ para sua implementação.

O 180 Creative Camp apresenta também diversas atividades direcionadas à comunidade local. Para além de workshops dedicados a diferentes áreas criativas, o evento anuncia um programa de concertos de vários estilos musicais em locais inusitados da cidade. Os concertos decorrerão durante toda a semana do 180 Creative Camp e serão abertos ao público.

Nesta que é a sua 5ª edição, o 180 Creative Camp revelará ainda novas parcerias com plataformas de comunicação internacionais e escolas nacionais, que se traduzirão em várias intervenções, exposições e apresentações em Abrantes durante a semana do evento.

O 180 Creative Camp é produzido pelo Canal180, canal de televisão português dedicado à arte e cultura, e é a terceira vez que a cidade de Abrantes abre as suas ruas e praças a esta semana de criatividade, depois de receber artistas célebres por todo o mundo como o duo francês Ella&Pitr, o escultor galego Isaac Cordal, o arista holandês Florentijn Hofman e o multidisciplinar Olaf Breuning.

A 6 de Maio, no decorrer da apresentação pública do 180 Creative Camp no mercado diário de Abrantes pela Presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, serão reveladas as colaborações com criadores e entidades internacionais, que irão destacar a edição de 2015 do evento.