O busto de Edward Snowden que foi instalado, à socapa, num parque de Brooklyn


Na noite de domingo para segunda, um busto de Edward Snowden foi instalado por um pequeno grupo de artistas num jardim de Brooklyn, em Nova Iorque; e removido pelas autoridades locais, no dia seguinte.

Os artistas por detrás desta invulgar estátua não se identificaram, mas o blogue nova-iorquino Animal, que documentou o acontecimento, identifica-os como sendo três: dois artistas que residem em Nova Iorque e que foram autores de outras intervenções públicas notáveis; e um escultor de renome na Costa Oeste dos Estados Unidos que simpatizou com a sua causa.

snowdenbust_02

O busto de Edward Snowden foi tão bem pensado que parecia fazer parte do cenário. Na verdade, foi colocado em cima de uma coluna de um monumento já existente no Fort Greene Park, em Brooklyn: o Prison Ship Martyrs Monument, em memória dos mais de 11 mil prisioneiros norte-americanos que morreram em cativeiro britânico durante a Guerra pela Independência dos Estados Unidos.

O local não foi escolhido por acaso. Os autores defendem os mártires de guerra lutaram pelos mesmos ideais de Edward Snowden e que o antigo funcionário da CIA, é a continuação de uma história que começou quando o país nasceu. “Decidimos recuperar este monumento para destacar aqueles que sacrificaram a sua segurança na luta contra as tiranias dos tempos modernos. Seria uma desonra para aqueles aqui recordados, não elogiar aqueles que protegem os seus ideais, como Edward Snowden ao trazer a publico os programas de espionagem da NSA que violam a 4ª Emenda. Por varias vezes, aqueles que lutam para defender estes ideias são vistos como criminais e não como ilustres”, explicam os três artistas ao blogue Animal.

snowdenbust_03

A obra foi baptizada pelos artistas como Prison Ship Martyrs Monument 2.0. Uma actualização a um memorial antigo que não durou até ao final do dia de segunda-feira. Apercebendo-se do sucedido, as autoridades locais despacharam-se a remover o busto, que media cerca de 120 cm e pesava pouco mais que 45 kg.

O busto tinha custado milhares de dólares, tirados do bolso dos próprios artistas, e levou 6 meses a ser criado, entre esculpir, moldar e enviar para Nova Iorque. Foi feito num material chamado hydrocal.

De seguida, podes ver um pequeno documentário produzido, em exclusivo, pelo blogue Animal sobre o projecto.

(fotos: Animal)