O Falcon 9 da Space X continua a falhar a Elon Musk


Depois de te mostrarmos estas imagens brutais da Space X em 4k, o Shifter faz-te um update dos mais recentes avanços (ou recuos) da empresa de Elon Musk. Esta terça-feira foi marcada por ambas as coisas: boas notícias e más notícias.

O The Verge conta que esta foi a sexta missão bem sucedida de reabastecimento à Estação Espacial Internacional. No entanto, é a segunda a falhar a aterragem do Falcon 9, um foguete que se quer reutilizável. Essa inovação de Musk ainda parece ter algumas falhas como podes ver neste vídeo, que mostra a aterragem desta terça-feira numa jangada a várias centenas de quilómetros ao largo da Florida:

O vídeo mostra o momento em que o Falcon 9 sofre uma inclinação antes do impacto, o que dificulta a aterragem. O foguete não consegue, assim aterrar de forma bem sucedida, sucedendo-se logo o aparecimento de fumo branco e vapores.

De acordo com Elon Musk, foi a velocidade de descida que causou a inclinação mesmo antes de o Falcon 9 chegar à lancha. Para correr bem, o foguete tem de aterrar a uma velocidade muito reduzida e devagar, nunca de forma bruta.

Esta falha já tinha acontecido em Janeiro, também com o Falcon 9, numa outra dimensão. Na altura, a velocidade do foguete foi tão grande que provocou uma explosão na lancha, provocando imediatamente chamas no objecto.

Para realizar um novo teste de aterragem do foguete Falcon 9, a Space X vai ter de esperar até dia 22 de Junho, altura em que a Estação Espacial Internacional necessitará de novo reabastecimento, uma missão a cargo da empresa de Elon Musk.