Os teus ténis podem ser arte

A Adidas, Sneaker Pimps, Nike Basketball e Reebook são algumas das marcas que estão no currículo de Phil Robson.

O designer britânico Phil Robson – o “freak” dos ténis – olhou bem, mas mesmo bem para os seus ténis. E ao vê-los de diferentes perspectivas deliciou-se a reinventar uma peça que quase todos usam diariamente. FILFURY – é este o seu nome artístico – transformou ténis em focinhos de lobo, insectos, corações, caveiras… ou outro elemento que o rodeia e inspira.

Primeiro: desconstrói. Depois: constrói. É neste contínuo processo de reciclagem artística que vive Phil Robson, segundo contou o Quartz. Tal como podes ver no site do artista, FILFURY consegue encaixar e fazer sentido aquilo que parece não ser possível encaixar ou dar sentido. “Eu tiro fotografias aos ténis de diferentes ângulos”, explica sobre o processo criativo. Essas fotos transformam-se em projectos digitais que reinventa para que dêem forma a obras de arte. Para tudo isto, o artista diz utilizar apenas alguns programas: um sketchbook, uma câmara, Google Image Search e Photoshop.

Ora espreita o resultado:

filfurytenis_02

filfurytenis_03

filfurytenis_04

filfurytenis_05

filfurytenis_06

filfurytenis_07

filfurytenis_08

filfurytenis_09

filfurytenis_10

filfurytenis_11

filfurytenis_12

filfurytenis_13

filfurytenis_14

filfurytenis_15

Phil Robson nasceu em Birmingham, no Reino Unido, e cresceu em plena década de 1990, altura em que os desenhos animados, os filmes de animação, os comics e a cultura americana, encarnada nos refrigerantes e no NBA, influenciavam os jovens por todo o mundo. Este artista britânico não se ficou pela terra-natal: Robson já vivou em diversos lugares da Europa e na Austrália. Actualmente trabalha e reside em Brighton e é pai de duas crianças que têm nomes inspirados na adoração de Robson pelo mundo dos ténis: Cortez e Blazer. Tal é a paixão que chegou a ter 100 pares, conta ao Quartz, que depois doou a instituições de caridade: “agora arrependo-me de algumas dessas doações”.

A Adidas, Sneaker Pimps, Nike Basketball e Reebook são algumas das marcas que estão no currículo de Phil Robson. O artista britânico é director de arte de anúncios publicitários e filmes. Já teve o seu trabalho exibido em Londres, Amesterdão, Brasil, Nova Iorque e Miami.