Riff é uma app do Facebook para fazeres vídeos com os teus amigos


Rooms, Messenger, Paper, Groups, enfim. Muitas são as apps que o Facebook criou ao longo dos tempos com vista a oferecer a experiência mais variada possível, e chegou a altura de alargar esse leque de opções com o Riff, uma nova app que rouba a instantaneidade ao Snapchat, mas que funciona como o Vine devido ao facto de se basear na gravação de pequenos vídeos.

O Riff foi desenvolvido por alguns funcionários do Facebook nas suas horas vagas. A ideia era criar uma forma de tornar o vídeo colaborativo, isto é, de permitir que vários amigos pudessem gravar clips para um vídeo comum. Assim, nasceu o Riff, uma app completamente separada do Facebook, já disponível para Android e iOS.

O Riff permite criar vídeos dentro de uma comunidade, que podem ser editados por todos. Isto é, um utilizador cria um vídeo (de até 20 segundos) e partilha-o com os amigos e estes podem dar-lhe continuidade, criando uma espécie de corrente de minivídeos relacionados com um mesmo tópico. Ora espreita esta demo:

riff

O que se passou neste exemplo é que alguém criou um tópico para a compilação (“balacing act”) e filmou o seu cão a equilibrar bananas na cabeça. Depois de publicar o vídeo no Riff, os seus amigos puderam também eles acrescentar a sua parte no mesmo vídeo a tentar medidas de equilíbrio. Com vídeos de até 20 segundos, podem resultar compilações bastante engraçadas de um determinado tema – podes até fazer um vídeo apenas teu com várias partes do teu dia.

Vê agora um vídeo real:

[full_width]

[/full_width]

Como não podia deixar de ser, o Riff está diretamente ligada ao Facebook e cada vídeo publicado pode também aparecer na tua cronologia. Os teus amigos vão ser notificados quando publicares um novo vídeo, já que o grande objectivo é “viralizar” e dar a conhecer este tipo de conteúdos multimédia.

Uma app bem-vinda ou inútil?