Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Nova Iorque, o ganha-pão de inúmeros imigrantes, que na maior parte dos casos passam despercebidos no dia-a-dia da cidade. Foi precisamente esta invisibilidade que a New York Times Magazine decidiu mostrar na capa da sua última edição.
Convidou o artista francês JR a estampar no chão da praça triangular em frente ao Flatiron Building, em Manhattan, a imagem de Elmar Aliyev, um jovem imigrante de 20 anos, que veio do Azerbaijão para os Estados Unidos há poucos meses. Fê-lo à noite, sem dar nas vistas, através de uma colagem de papéis.
Com quase 46 metros de altura, o retrato ficou na movimentada praça durante um dia inteiro e foi pisado por milhares de pessoas, que nela circularam sem sequer darem conta de que se tratava de um retrato.
A peça foi fotografada por JR, que sobrevoou a zona, de helicóptero, na hora do almoço, quando a iluminação natural era mais favorável para evitar as sombras dos prédios em redor.
Foi com a mesma invisibilidade com que surgiu que a imagem de Aliyev desapareceu, 24 horas depois. A New York Times Magazine documentou todo o processo:
Elmar Aliyev não foi o único imigrante que JZ decidiu colar no asfalto de Nova Iorque. Espalhou outros retratos por 5 dos principais bairros da cidade que nunca dorme, em paredes, ruas e becos. As obras estão a ser descobertas pelos utilizadores através da hashtag #WalkingNewYork, mas há um mapa que os pode ajudar na “investigação”.
#WalkingNewYork spotted @BronxMuseum -Fantastic ! Thanks @nytimesarts +Jr. pic.twitter.com/UXvfdnKQuP
— Jose (@ja_ortiz) April 24, 2015
Visited Queens to get this shot of part of @JRart's #walkingnewyork @NYTmag project: https://t.co/49WsR0agoN pic.twitter.com/vtPIPWBSPr
— Nick Martin (@nickmartin) April 27, 2015
The @JRart & @NYTmag collaboration isn't over yet! MT @JRart Long Night revealing the shadows of NY #WalkingNewYork pic.twitter.com/tvmYhJUrns
— Jake Silverstein (@jakesilverstein) April 24, 2015