Um trackpad nas tuas unhas? Sim, nas unhas


Dois estudantes do MIT decidiram criar um trackpad, do tamanho da unha do teu polegar, que permite controlar telemóveis e não só. Se calhar já estamos a exagerar nisto dos wearables, não?

Cindy Hsin-Liu Kao e Artem Dementyev, dois estudantes do MIT, em Massachusetts, acreditam que com wearables cada vez mais pequenos (e discretos), surge também a necessidade de os decorar e personalizar de modo a torna-los mais atractivos.

O NailO pretende ser uma solução discreta para acções simples do dia-a-dia. Com um simples swipe na “unha” do polegar, podemos mudar a cor de um pendente, fazer scroll numa receita, passar os slides de uma apresentação ou até mesmo colocar a famosa balada de Lionel Richie num encontro romântico sem quebrar o ambiente. Ou então não.

[full_width]

[/full_width]

[full_width]

[/full_width]

Para já, o problema do NailO é a autonomia da bateria, os dois estudantes do MIT já estão a trabalhar numa solução para aumentar as escassas 2 horas de vida. Incorporando um sistema de sleep mode, o NailO só é activado com um toque de 2 a 3 segundos para assegurar uma utilização intencional. Não vamos querer ligar a balada cedo de mais…

O NailO conta com 4 camadas, uma superficial que pode ser personalizada, o trackpad em miniatura, a placa de circuitos – que neste momento ainda não é uma peça única mas que será no futuro, tornando o dispositivo ainda mais fino – e, por fim, a pequena bateira.

layout_images

Será que esta miniaturização se vai tornar imprescindível? Provavelmente não, mas pode ser o ponto de partida para aplicações noutras áreas com superfícies cada vez mais inteligentes e sensíveis à nossa interacção.