Um tweet fez Elon Musk mudar de ideias quanto às fotos da sua SpaceX


Queres alguma coisa do Elon Musk? Basta pedir. Bom, talvez não seja bem assim, mas pelo menos ficou provado que Musk dá atenção aos comentários e sugestões dos seus seguidores. A sua empresa SpaceX disponibilizou recentemente no Flickr mais de 100 fotos: algumas do Espaço e de lançamento de foguetões; outras dos seus escritórios e funcionários. Contudo, as imagens foram publicadas sob licença Creative Commons, limitando o acesso do público às mesmas.

A licença Creative Commons permite utilizar e partilhar as fotografias em muitos casos.Os jornalistas podem usá-las para ilustrar os seus artigos, desde que a SpaceX seja creditada como autora; também estudantes e professores podem fazer uso da imagens. Contudo, uma licença deste tipo apresenta algumas restrições, nomeadamente o facto de as fotos não poderem ser de forma alguma alteradas.

Quanto a uma utilização para fins comerciais, a resposta é depende. Existem dois tipos de licença Creative Commons: a Attribution-NonCommercial 2.0 Generic foi a que a SpaceX aplicou inicialmente e que não permite a venda das fotos; mas a empresa depressa alterou a licença das imagens para Attribution 2.0 Generic, permitindo a sua comercialização.

Este foi naturalmente um tweet que mereceu uma grande atenção por parte dos seus mais de 1,87 milhões de seguidores, mas era algo revoltante não ter acesso livre às imagens da SpaceX, como temos às da NASA. A NASA é a agência espacial do Governo norte-americano, pelo que as suas fotografias não têm licença Creative Commons: são de domínio público. Quer isso dizer que podem ser utilizadas por qualquer pessoa para qualquer fim, incluindo comerciais, desde que devidamente creditadas à NASA.

Um simples seguidor de Musk resolveu perguntar aquilo que todos tinham na cabeça:

Esta questão terá deixado Elon Musk a pensar. O que tinham de tão valioso aquelas 100 fotografias? Porque não disponibilizá-las de forma live e gratuita? Até que se fez luz:

Sim, uma simples pergunta de um simples utilizador do Twitter fez mudar de ideias um dos grandes empreendedores do século XXI, resultando em mais uma prova do poder das redes sociais. As incríveis fotos da SpaceX podem ser agora utilizadas por qualquer pessoa; são de domínio público. Encontras todas neste Flickr.

fotosspacexpublicdomain_02

fotosspacexpublicdomain_03

fotosspacexpublicdomain_04