A versão final do Oculus Rift vai chegar ao mercado em 2016


 

A Oculus anunciou finalmente uma data de lançamento público para os óculos de realidade virtual Oculus Rift, que estão em desenvolvimento desde 2012. A empresa que pertence ao Facebook disse hoje, em comunicado, que o Oculus Rift vai começar a ser comercializado no início de 2016 e que as pré-vendas arrancarão no final deste ano.

A realidade virtual não é, de todo, uma novidade, mas a tecnologia precisa ainda de amadurecer. Várias fabricantes estão a trabalhar em equipamentos de realidade virtual; é o caso da Sony com o seu Morpheus ou da Google com o Cardboard. A Oculus, que desde o ano passado pertence ao Facebook, está a trabalhar no Oculus Rift.

Os seus óculos de realidade virtual estão em desenvolvimento desde 2012, tendo sido mostrados vários protótipos desde aí. O equipamento tem conseguido captar a atenção da imprensa especializada e também do grande público, muito devido aos projectos desenvolvidos, entretanto, pelos programadores e mostrados em feiras.

oculosrift2016_02

Muitos de nós temos esperado com expectativa pela chegada do Oculus Rift ao mercado. Sabemos agora que vai acontecer já no próximo ano, mas não temos ainda muitos detalhes sobre o hardware e o software do equipamento. De acordo com a Oculus, os óculos vão oferecer um ecossistema dedicado à realidade virtual, com hardware e software mutuamente integrados.

A empresa não detalha se vão existir acessórios necessários para aproveitar a experiência de jogo, por exemplo. Mas deixa bem claro que o Oculus Rift é um sistema desenhado por jogadores e programadores que têm repensado o que é o gaming e o que pode vir a ser o gaming.

A Oculus refere ainda que está a desenvolver os seus próprios jogos, em exclusivo para o equipamento, e prometeu novidades para breve. A Electronic Entertainment Expo (E3) está quase a começar, lembra a empresa em comunicado.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.