Android Pay é a aposta da Google nos pagamentos móveis


As notas, moedas e até cartões de crédito são cada vez mais uma coisa do passado, pois tudo aquilo de que precisas a partir de agora é o teu smartphone. Em pleno dia de Google I/O, a Google oficializou o Android Pay, uma nova forma de pagares as tuas compras tanto em lojas físicas, como nas lojas online.

O Android Pay é a aposta da Google nos pagamentos móveis; e uma reposta ao Apple Pay. As diferenças entre os dois sistemas não são muitas. Com o Android Pay, tal como com o Apple Pay, é possível fazer pagamentos com o telemóvel em lojas, sejam elas offline ou online. A tecnologia da Google vai estar disponível nos telemóveis com Android 4.4 KitKat e superior em breve.

Ou seja, num futuro próximo, se tiveres um telemóvel com pelo menos o Android 4.4 KitKat e com NFC, tudo o que precisas de fazer para fazer compras é de encostar o equipamento ao sensor do terminar da loja física e… pronto. Não é sequer preciso abrir apps. Vais ver a confirmação do pagamento, bem como os detalhes da transação no ecrã do telemóvel.

androidpay_02

Para garantir o sucesso do Android Pay, a Google juntou-se a mais de 700 mil lojas físicas norte-americanas, de marcas como a McDonalds, a Staples, o Subway, a Coca-Cola, a Best Buy ou a Macy’s. Sim, o Android Pay só funcionará (pelo menos por agora) nos Estados Unidos.

O novo sistema de pagamentos móveis estará ainda disponível online. A Google já assinou parcerias com várias empresas que passam a dispensar a necessidade de colocar o número do cartão de crédito. Basta clicar no botão “Pay with Android Pay”, que existirá em mais de mil apps Android, de grandes nomes como a Domino’s Pizza, a Hotel Tonight, a OpenTable ou a Uber.

androidpay_03

O melhor disto tudo é que, para além de facilitar a vida durante os pagamentos também facilita a sincronização com possíveis promoções. Quando compras uma Coca-Cola numa vending machine, a tua promoção MyCokeRewards vai automaticamente ser aplicada, explica a empresa.

Para evitar possíveis falhas de segurança, a tecnológica frisou o facto de estar a trabalhar em novas parcerias com a American Express, Discover, MasterCard e Visa para que nada falhe. De realçar que o Android Pay nunca envia os números do cartão de crédito, mas usa uma conta virtual para o processo. Se o teu smartphone se perder, basta cancelar a sincronização no Android Device Manager.

androidpay_04