Microsoft confirma Cortana para iOS e Android


Cortana para iOS e Android

Em Março, a agência noticiosa Reuters avançou que a Microsoft se preparava para lançar a sua assistente pessoal Cortana para os sistemas operativos iOS e Android. Hoje, a empresa confirmou a informação e deu-nos um primeiro olhar de como o software vai funcionar fora da plataforma Windows.

A Cortana vai chegar ao Android no final de Junho e ao iOS mais tarde, mas também este ano. A assistente pessoal será introduzida em ambos os sistemas operativos na forma de app e suportará os mesmos pedidos e perguntas que a Cortana do Windows.

cortanaiosandroid_02

Ainda assim, não vai ser possível fazer num iPhone ou num Android tudo o que é possível fazer com a Cortana no sistema operativo da Microsoft, dadas as limitações impostas pela Apple e também pela Google. Todavia, muitas das funcionalidades, como definir eventos no calendário, receber notificações de resultados desportivos e esclarecer dúvidas existenciais, estarão disponíveis.

A chegada da Cortana às outras plataformas faz parte da estratégia recente da Microsoft de disponibilizar o seu software para quase todo o hardware do mercado. Uma estratégia que se sente, por exemplo, na plataforma de mensagens Skype, na suite Office e no serviço de cloud OneDrive. Todos estes produtos e serviços podem ser encontrados no Windows, no iOS e no Android – alguns deles também no OS X.

O objectivo final da Microsoft é aumentar a sua cobertura, angariando o maior número de pessoas possível para a sua plataforma, mesmo que o terminal em uso seja o de uma outra marca.