Esquece o “convites para o Inbox, alguém tem?”


Enquanto todos os olhos estiveram postos em São Francisco para acompanhar o Google I/O 2015, a gigante das buscas foi anunciando outras novidades nas redes. O Inbox, uma app que pretende alterar radicalmente a forma de como as pessoas utilizam o seu e-mail, saiu da versão fechada para testes e passa a partir desta quinta-feira a estar disponível para toda a gente.

Divulgada em Outubro, a Inbox é uma aplicação para Android que deu muito que falar, pois mais do que um simples cliente de email, era quase um assistente pessoal. Depois de alguns meses de testes de milhares de feedbacks recebidos, a Google fez a vontade a muita gente ao disponibilizar a versão “final” do serviço ao público.

Mas o que tem de tão especial esta app? Quando se diz que se assemelha a um assistente pessoal, não quer dizer que fale contigo e que te leia os emails, mas sim porque te simplifica a vida – o objetivo desta app, diz a Google, é que percas menos tempo no email. Ver fotos enviadas ou documentos anexados sem sequer ter de carregar nos emails são algumas das possibilidades.

Quando recebes um email sobre as confirmações de um voo, a opção Trip Bundles adapta toda essa informação para um “cartão” que te dá a saber aquilo que precisas para não ficares em terra. A catalogação passa a ser automática, é possível criar reminders, cancelar o envio de emails nos primeiros segundos e, até, utilizar a caixa de pesquisas para coisas como “Quanto tempo demora a minha encomenda?”. Se a tua caixa de entrada tiver algum email com detalhes para o efeito, a Inbox vai saber.

Que novidades tem o Inbox?

Uma delas chama-se Trip Bundles. O Inbox agrupa todos os e-mails relacionados com a tua viagem numa página com onde podes encontrar todos os detalhes importantes (horas de voos, números da reserva de hotel…), disponíveis quando abres a app.

inboxtodos_01

Já podias usar o Inbox para criar lembretes, mas agora quando crias lembretes no Keep (o serviço de notas e lembretes da Google), eles aparecem no Inbox. E se alguém te envia um to-do list por e-mail, o Inbox sugere que a adiciones ao Keep. Uma integração entre as duas apps que faz todo o sentido.

inboxtodos_02

Outra novidade do Inbox é a integração com o HotelTonight e o Eat24. A app sabe quando um e-mail do HotelTonight é uma reserva de quarto e quando um e-mail do Eat24 é uma reserva de restaurante, pelo que permite-te abrir essas reservas directamente na app.

inboxtodos_03

O Inbox agora também tem um botão Undo para cancelar o envio de um e-mail, a funcionalidade (muito em falta) de deslizar um e-mail para o apagar e ainda suporte para assinaturas de e-mail (outra falha gigante do serviço).

 

O Inbox está disponível para smartphone, tablet e PC.