Na Europa, um terço dos novos utilizadores de iPhone provém do Android


Na Europa, durante o primeiro trimestre do ano, 32,4% de novos utilizadores do iPhone eram utilizadores do sistema operativo Android. Os dados são da analista de mercado Kantar WorldPanel e dizem respeito aos 5 maiores mercados europeus (Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha e França).

Por outras palavras, um terço dos novos utilizadores de iPhone no mercado europeu provém do Android. Isto é algo para o qual Tim Cook tem tentado chamar à atenção. Na última apresentação de resultados da empresa, o CEO da Apple disse que “continuamos a ver uma taxa mais elevada de migrações que aquela que vimos em ciclos anteriores”. Cook completou: “o mais recente lineup de iPhones traduziu-se na maior taxa de migração de Android em qualquer um dos três últimos lançamentos nos três últimos anos”.

O que significa isto em termos de quota de mercado? Nos primeiros três meses de 2015, o Android registou uma quota de mercado de 68,4% – uma larga margem em relação à Apple, dado que o iOS ficou com 20,3% de quota. Todavia, a Kantar nota algumas variações significativas, relativamente ao período homólogo de 2014 (isto é, aos primeiros três meses do ano passado). Diz a consultora que o iOS cresceu 1,8% na quota, enquanto o Android “encolheu” 3,1%.

Se é certo que o recente iPhone 6 apresenta um ecrã maior, algo a que os utilizadores Android sempre estiveram habituais, é também certo que a Apple tem levado a cabo um conjunto de iniciativas para promover a migração de Android para iOS. Há um guia passo-a-passo que explica aos “androidianos” como funciona o seu novo sistema operativo.

Há também um programa da Apple que te permite receber créditos se trocares, na loja, um Android por um iPhone. Este programa – que funciona também para telemóveis Blackberry e Windows – está disponível nas Apple Stores dos Estados Unidos, do Canadá, do Reino Unido, da Alemanha, da França e da Itália.

(foto: Flickr)

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.