Controla o teu exército de robôs apenas com um tablet


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Os investigadores do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema que permite usar apenas a ponta dos dedos num tablet para controlar vários robôs em simultâneo.

A ideia de termos robôs a automatizarem tarefas no nosso dia-a-dia não está assim tão distante quanto isso. Exemplo disso são os robôs da Amazon, que facilitam a organização dos armazéns. Imagina, por exemplo, poderes controlar uma frota de drones para transportar pesos pesados ou simplesmente para espiar os teus vizinhos.

“Não é humanamente possível controlar mil ou milhões de robots, programando individualmente o que devem fazer”, disse Magnus Egerstedt, professor na Georgia Tech’s School of Electrical and Computer Engineering, em comunicado. O sistema consiste na projecção de uma luz vermelha, numa área restrita, e a partir daí os robôs gerem a melhor maneira de cobrir essa área. O processo foi simplificado ao ponto de ser possível definir o foco da luz a partir de um toque num tablet.

A analogia mais simples para perceber este conceito é um grupo de gatos a correr atrás de um laser. As aplicações comerciais desta tecnologia são relativamente limitadas, uma vez que não vamos ter 10 ou 20 robots a fazerem a mesma coisa dentro de casa. Mas em termos industriais as possibilidades são infindáveis e extremamente úteis.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!