Google+ Collections é uma nova forma de organizar posts


O Google+ lançou esta terça-feira uma nova funcionalidade chamada Collections, que permite organizar posts em colecções, por tópicos e interesses, “à lá Pinterest”.

Desde cedo que se apontou o dedo ao Google+ por se inspirar muito no rival Facebook, mas a rede social da Google (que, em breve, será dividida em 3) foi agora buscar alguma inspiração ao Pinterest. A ideia é tornar a partilha mais temática.

gpluscollections_02

Os utilizadores podem agora criar colecções de posts, isto é, agrupar os posts que falam de um mesmo assunto. Cada colecção pode ser partilhada publicamente ou de forma privada, com o próprio utilizador, com um amigo ou com um grupo de pessoas.

Os perfis do Google+ têm agora um novo separador, onde podem ser encontradas as colecções criadas por determinado utilizador. Os posts inseridos nas colecções vão aparecer no Stream (o nome do “News Feed” do Google+) com um link que encaminha directamente para a colecção em questão.

gpluscollections_03

O botão de share do Google+ foi revisto para suportar as Collections. Clicando no mesmo, o utilizador pode facilmente repartilhar um post que veja no Stream para uma colecção ou criar uma nova colecção com esse post. Em alternativa, é possível arrumar os posts antigos nas colecções.

gpluscollections_04

A ideia das Colecctions é a mesma do Pinterest: por um lado, guardar as coisas que interessam ao utilizador por tópico; por outro lado, descobrir conteúdo temático interessante.

As Google+ Collections estão disponíveis na versão desktop da rede social, bem como na última versão da app Android. Chegarão ao iOS em breve, de acordo com a empresa.

gpluscollections_05