Honorato abre loja no Chiado com parede de Vhils e lança compilação musical

O Honorato Chiado vem juntar-se aos restaurantes Príncipe Real, Santa Marta, Rio, Mercado da Ribeira, Belém, Telheiras e Saldanha – e traz duas prendas: uma parede assinada pelo artista português Vhils e uma compilação musical.

Honorato Chiado Vhils
 

O Honorato abre esta sexta-feira, 8 de Maio, uma nova loja em Lisboa. O Honorato Chiado vem juntar-se aos restaurantes Príncipe Real, Santa Marta, Rio, Mercado da Ribeira, Belém, Telheiras e Saldanha – e traz duas prendas: uma parede assinada pelo artista português Vhils e uma compilação musical.

Com trabalhos espalhados em espaços públicos de várias cidades do mundo como Londres, Moscovo, Nova Iorque, Los Angeles, Filadélfia, Baltimore, Grottaglie, Cidade do México, Bogotá, Lisboa, Torres Vedras, Aveiro, Porto ou Ponta Delgada, o mundialmente reconhecido Vhils apresenta agora a sua mais recente parede esculpida no Honorato Chiado.

No âmbito do projecto arquitectónico do restaurante, onde o objectivo é aliar a tradição de um local como o Chiado à contemporaneidade, o artista plástico Alexandre Farto aka Vhils foi convidado a realizar uma intervenção no Honorato, numa parede situada no piso 1. Este trabalho exprime a reflexão que o artista tem feito sobre as idiossincrasias da sociedade urbana contemporânea do mundo ocidental. Pretendeu-se, igualmente, com este convite a Vhils, recuperar a prática, caída em desuso, da introdução de intervenções de artistas plásticos em espaços de restauração.

Como tem vindo a ser habitual no seu trabalho, Vhils escolheu um rosto anónimo, neste caso feminino, aliado a alguns elementos que têm a ver com o próprio espaço.

honoratochiado_02

honoratochiado_03

Pretende-se que o + Honorato Chiado seja um local que possua uma atmosfera acolhedora e cosmopolita e que, apesar de o edifício onde se insere ser de construção relativamente recente (anos 1990), se enquadre e respeite a herança histórica do local.

Para além da intervenção de Vhils, o espaço apresenta outros elementos. Um deles é o mosaico hidráulico, cujo desenho é inspirado no calçadão de Copacabana e que homenageia as origens de Márcio Honorato, fundador da marca. Por outro lado, as tábuas de madeira aplicadas sem transformação da superfície contrastam com os pavimentos em betonilha afagada. Com os tectos em betão deixados à cor natural e com a envolvente integralmente pintada a preto os elementos compõem a atmosfera que se quer sintonizada com aspectos da cultura urbana actual, que se revelam, com singular incidência, nos espaços de restauração situados nos centros históricos.

Dentro dos princípios conceptuais adoptados destaca-se, também, a manutenção integral de toda a envolvente interior, com todas as instalações técnicas deixadas à vista, para que a ideia de clareza formal da intervenção seja transversal a todo o espaço que recebe o público.

honoratochiado_04

Uma compilação musical gratuita

A abertura do Honorato Chiado veio acompanhada de uma compilação musical, gratuita e composta por 12 temas, entre os quais, 5 inéditos. HONORATO #1 reúne nomes como DJ Ride, HMB, Mr. Bird, Cais Sodré Funk Connection, Richie Campbell, Groove4Tet, Vahagn, Valete, Holly, Regula (com Sam the Kid), Octa Push e Ka§par.

Com sonoridades que se movem entre o hip hop e a electrónica, passando pelo reggae ou o funk, o disco está disponível para download gratuito no site do Honorato.

Honorato #1

  1. DJ Ride – “Cut the Music feat. G4tet (Honorato edit)”
  2. HMB – “Stereoh”
  3. Mr. Bird – “Soul Troopers”
  4. Cais Sodré Funk Connection – “On Their Own”
  5. Richie Campbell – “Good for Me”
  6. Groove4tet – “Do The Right Thing”
  7. Vahagn – “Counterclockwise”
  8. Valete c/ Bónus e Adamastor – “Canal 115”
  9. Holly – “La Vie feat. Wemvny”
  10. Regula feat. Sam the Kid – “Gana”
  11. Octa Push – “My Share feat. Jahcoozi”
  12. Ka§par – “Falcão”

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.