Invisibilidade? Já era possível. Agora foi melhorada

Lembra-te do manto da invisibilidade de Harry Potter? Pois bem, é quase isso.

Lembra-te do manto da invisibilidade de Harry Potter? Pois bem, é quase isso. Mas ao invés de um manto mágico, é um manto científico. O cientista Baile Zhang, da Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, já tinha apresentado um protótipo revolucionário em 2013, na conferencia TED. A caixa da invisibilidade.

A caixa de Zhang consegue fazer com que pequenos objectos de tornem invisíveis. Funciona através de um revestimento interno de cristais de calcita, um mineral que tem a capacidade de “dobrar” as ondas luminosas. A luz era então difundida em redor do objecto, que se tornava impossível de detectar através da visão.

Agora foram conseguidos novos avanços. Investigadores do Karlsruhe Institute of Technology (KIT), na Alemanha, conseguiram produzir um verdadeiro manto da invisibilidade. O manto é capaz de esconder pequenos objetos como chaves ou phones.

A equipa alemã percebeu que a luz dentro da caixa descrevia uma rota superior à normal. Posto isto, e como era impossível acelerar a luz, os investigadores depararam-se com um entrave. Perceberam depois que tinham num primeiro momento de a desacelerar, para que pudessem voltar a acelerá-la.

kitinvisibilitycloak_02

Do problema surgiu o manto. O manto “mágico” é constituído por um material dispersor de luz que consegue acelerar novamente o processo.

Robert Schittny, líder da investigação, disse que “à medida que a luz é desacelerada, aceleramo-la novamente com o manto para compensar o caminho mais longo que percorre em torno do objecto. Não é um problema.”

O manto é facilmente transportável. A equipa alemã diz ser simples a sua demonstração num sala de aula comum, tendo como propósito inspirar os alunos. “Com uma luz suficientemente forte e uma sala não muito iluminada, é bastante fácil apresentar o manto”, referiu Schittny.

A equipa alemã estará presente numa conferência na Califórnia (Estados Unidos da América), a realizar-se por estes dias, para revelar a “magia” do seu manto da invisibilidade.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.