Jay Z ajudou a pagar fianças de vários protestantes em Ferguson e Baltimore, diz activista


Natural de Brooklyn, Shawn “Jay Z” Carter é uma personalidade intimamente envolvida em causas sociais na defesa da raça negra. Com um passado complicado, e sendo um espectador na primeira fila da opressão feita aos negros, o rapper sabe melhor que ninguém sabe o que é ser segregado. Ao longo da sua obra musical as referências a opressões são inúmeras.

Recentemente, a activista e escritora Dream Hampton afirmou no Twitter que “os Carter”, Jay Z e Beyoncé, contribuíram com grandes quantias para pagar as fianças de várias pessoas detidas em protestos contra as mortes de vários negros nas mãos da polícia em Ferguson e Baltimore.

Dream Hampton – que colaborou com Jay Z na sua autobiografia, Decode, publicada em 2010 – não demorou muito tempo a apagar os tweets com que fazia a revelação. No entanto, o site Complex conseguiu apanhar as mensagens e divulgá-las. “Quando precisámos de dinheiro para as fianças dos manifestantes de Baltimore, pedi a Jay, como fiz para Ferguson, e ele transferiu dezenas de milhares [de dólares] em poucos minutos”, escreveu Hampton num dos tweets. Hampton revelou também que Jay Z e Beyoncé assinaram um “grande cheque” para apoiar o movimento Black Lives Matter, no qual se contextualizaram os protestos referidos.

jayzfergusonbaltimore_t02

jayzfergusonbaltimore_t03

Ao The Guardian, Dream Hampton confirmou que Jay Z ajudou os protestantes a saírem da prisão, mas não deu mais detalhes sobre quem e quando as pessoas foram socorridas. A activista também confirmou a história num novo tweet. O The Guardian acrescenta, todavia, que não conseguiu verificar a versão de Hampton com Jay Z.

Os protestos anti-raciais tiveram início em Agosto de 2014, após o assassinato por polícias brancos de um adolescente negro, Michael Brown, que estava desarmado, na cidade de Ferguson, um subúrbio de St. Louis, Missouri. Novos movimentos de protesto foram organizadas em Abril, após a morte de um outro negro, Freddie Gray, ferido por um polícia branco.

jayzfergusonbaltimore_t01

jayzfergusonbaltimore_t04

jayzfergusonbaltimore_t05

jayzfergusonbaltimore_t06

jayzfergusonbaltimore_t07

jayzfergusonbaltimore_t08