Esta lente dá-te uma super-visão


A ciência não pára de nos surpreender e de ultrapassar barreiras no que toca ao aperfeiçoamento do ser humano. Uma das mais recentes inovações ocorreu no campo da oftalmologia: uma lente prostética, a Ocumetics Bionic Lens, capaz de aumentar três vezes mais a nossa capacidade visual.

Garth Webb, fundador da Ocumetics e criador das Bionic Lens, revelou à CNC que estas lentes permitem uma visão de 60/20. A classificação da acuidade visual é feita recorrendo às clássicas tabelas de Snellen, presentes em qualquer consultório, e relacionam a capacidade de ler, à distância de 20 pés (aproximadamente 6 metros), as letras presentes na tabela. O ser humano com uma visão normal consegue ler até à linha 8 (20/20) que corresponde a uma visão de 100%. Esta lente, ao permitir uma leitura 60/20, significa na prática uma acuidade visual 3 vezes superior ao normal!

lentesupervisao_02

As lentes intra-oculares existem há já alguns anos e são utilizadas principalmente na cirurgia de correcção das cataratas. Nesta doença, comum com o avançar da idade, há uma opacificação do cristalino, a lente natural do nosso olho, o que diminui a nossa acuidade visual. Assim, na cirurgia retira-se o cristalino e coloca-se uma lente intra-ocular (IOL) no seu lugar, com um poder óptico igual.

lentesupervisao_03

A Ocumetics Bionic Lens é colocada da mesma maneira, com a diferença de que vai (bem) mais longe ao permitir aumentar a acuidadade visual para níveis sobre-humanos e deixar de lado a necessidade de usar óculos ou lentes de contacto.

Por agora, as lentes terão ainda que ser submetidas a um processo de ensaios clínicos para inciarem a sua comercialização, mas, tendo em conta os timings previstos para dispositivos médicos semelhantes, Webb acredita que, dentro de dois anos, as lentes podem começar a ser comercializadas no Canadá e noutros países.

Além do mais, as Bionic Lens estão a entusiasmar os oftalmologistas que já tomaram conhecimento deste avanço. Dr. Vincent DeLuise, professor na Weill Cornell Medical College em Nova Iorque revelou, à CBC, que “há uma grande expectativa em torno das Bionic Lens, mesmo por parte de cirurgiões mais experientes que poderiam ter algum cinismo relativamente a isto pois já viram projectos semelhantes a não funcionar. Eles acham que isto pode de facto funcionar”.

Mais uma invenção genial, que, excluindo a parte da visão Rx, nos pode deixar com uma capacidade visual digna do Super-Homem.