A metamorfose de Kafka transformou-se em podcast pela voz de Benedict Cumberbatch


Franz Kafka tinha 29 anos quando escreveu A Metamorfose. O autor checo concluiu a obra em apenas três semanas, corria o ano de 1912. Em 1915, surge uma edição do que viria a ser um best-seller mundial. Agora, 100 anos após a primeira publicação, o terrível desfecho na vida de Gregor Samsa é celebrado pela voz de Benedict Cumberbatch, numa adaptação radiofónica para a BBC Radio 4.

A adaptação de obras literárias para o universo da rádio já existe há muito e não é novidade. Mas, na verdade, a relação entre literatura e rádio renovou laços com a chegada dos podcasts, e está agora com uma nova e vibrante força. Esta produção da BBC dá-se ao luxo de utilizar um dos actores mais hyped da actualidade para nos embalar nesta novela escrita de forma belíssima.

E quem diz que não a uma metamorfose assim?

O tom às vezes é tão descritivo que se torna bacoco, mas é por fazer um registo neste estilo que a obra de Kafka se torna tão credível. Exemplo disso é a frase que abre a peça: “Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si transformado num gigantesco insecto.” A elegância e naturalidade com que são assumidas as voltas invertebradas da narrativa que aumentam o seu mérito.

Esta frase inicial que abre a obra como os contos e as novelas devem ser abertos – com estranheza suficiente para nos fazerem continuar a ler e com técnica suficiente para não nos sentirmos defraudados – é apenas o começo de uma história onde o verme só serve para nos mostrar o verdadeiro verme humano.

Afinal, o propósito desta história é mostrar-nos o quanto o ser humano é descartável e se trata mal. A personagem de Gregor vai atravessar a mudança para insecto, mas a sua família não vai levar isso nada a bem. É destes laços familiares que se cria a intriga e o triste desfecho de um primeiro precursor do homem-aranha, o homem escaravelho. Quem quer ter um bicho destes a viver em casa, não é?

E é esta história que sai do papel para a voz de Benedict Cumberbatch. A versão áudio da obra está disponível através do iPlayer no site da BBC, gratuitamente, até dia 10 de Junho. Está dividida em quatros episódios acerca da incrível história do caixeiro-viajante que acorda, um dia, no corpo de um enorme insecto.

Episódio 1
Episódio 2
Episódio 3
Episódio 4

bbccumberbatchkafka_02