A Microsoft quer colocar o teu telemóvel a falar com o Windows 10


A Microsoft está empenhada em tornar o Windows 10 o mais compatível possível com as plataformas concorrentes. No fundo, a gigante tecnológica quer que o facto de teres um iPhone ou um telemóvel Android não seja impeditivo de adquirires um PC Windows.

São várias as apps que a Microsoft já disponibiliza na App Store e na Google Play Store, numa estratégia de ecossistema aberto, em que os serviços da empresa podem ser utilizados fora da sua plataforma. Há o Skype para mensagens, o OneDrive para armazenamento cloud e fotos, o OneNote para notas, o Outlook para e-mail, a suite Office e ainda o Xbox Music para streaming de música. E em breve, existirá a assistente pessoal Cortana. No entanto, quantos potenciais utilizadores do Windows 10 têm noção de que podem integrar o seu equipamento com terminais da Apple ou da Google?

É precisamente para mostrar como é possível colocar um iPhone ou Android a falar com um PC, tablet ou telemóvel Windows 10 que a Microsoft vai introduzir no seu futuro sistema operativo uma app com teor educativo.

w10phonecompanion_02

O Phone Companion vai estar disponível de origem no Windows 10 com o intuito de ajudar os utilizadores a estabelecer ligações entre o seu equipamento e terminais de plataformas concorrentes. O Phone Companion mostrar-lhe-á que um PC Windows 10 está 100% integrado com um telemóvel Windows 10, não sendo necessário qualquer tipo de configuração. Mas dirá também que um PC Windows 10 pode ficar bem com um telemóvel iOS ou Android, bastando apenas seguir alguns passos.

Na prática, se tiveres um iPhone, por exemplo, vais ter de descarregar o Skype, o OneDrive, o OneNote, o Outlook, a suite Office, o Xbox Music e a Cortana se quiseres ter uma experiência fluída entre PC e telemóvel. Mensagens, e-mail, fotos, notas, documentos, música… tudo estará sincronizado entre os terminais.

O Phone Companion vai chegar ao Windows 10 na próxima build que a Microsoft lançará para quem está a testar a nova versão do sistema operativo. Recorde-se que o Windows 10 será lançado este Verão, mas que está a decorrer desde o ano passado um período de experimentação pública. Qualquer utilizador interessado em testar o Windows 10, terá de registar-se neste site para descarregar e instalar a build mais recente no seu PC, telemóvel ou tablet.