Nova funcionalidade Now On Tap é como ter um “Google” em qualquer app


O Now On Tap é uma incrível nova funcionalidade do Google Now que coloca uma espécie de motor de busca dentro de apps. Por exemplo, se estiveres a ouvir um artista no Spotify e quiseres saber o nome verdadeiro dele, basta dizeres “okay google, what’s his real name?”. O Google Now sabe que a que artista te referes e consegue entregar-te rapidamente a resposta.

nowontap_01

Com o Now On Tap, funcionalidade exclusiva no novo Android M, tens um assistente pessoal em qualquer parte do telemóvel, pronto para te ajudar no momento certo.

Aliás, esta foi sempre a filosofia do Google Now. Para além de te apresentar cartões com informação contextualmente relevante, dá-te notificações com o local onde estacionaste o carro ou com os detalhes do voo que vais apanhar, responde às tuas questões (“okay google, what is the meaning of life?”) e cumpre as tuas ordens (“okay google, play Sugar on Spotify”).

Podes iniciar o Now On Tap usando o comando de voz “okay google” para pesquisar algo específico ou pressionando continuamente o botão home em qualquer app ou website. Desta última forma, vais aceder a um ecrã com informação que a Google acha que pode ser importante naquele momento.

Por exemplo, se estiveres a escrever um e-mail a um amigo sobre ver o novo filme Tomorrowland, podes abrir o Google Now através do Now On Tap, sem deixar a app do e-mail, para consultar críticas do filme, ver o trailer ou mesmo comprar bilhetes. Isto porque o Google Now não te dá apenas informação, mas também botões para que Se estiveres a falar com um amigo sobre jantar fora, o Google Now dá informação sobre o restaurante que o teu amigo recomenda, como ratings, menu e reservas.

nowontap_02

nowontap_03

O Now On Tap é, talvez, das coisas mais incríveis que a Google revelou neste I/O.

Os programadores não têm de fazer nada para integrarem as suas apps com o Now On Tap do Google Now; a funcionalidade estará disponível se as suas apps estiverem indexadas pela Google.