O puro prazer de quebrar um tabu


Sofisticação, sensualidade e elegância. Estes 3 adjectivos poderiam servir para descrever o anúncio de um novo perfume ou a assinatura de uma marca de cera depilatória super premium para mulheres. Mas não. É de gelados que se trata.

No passado dia 19 de Maio, a Magnum estreou no Festival de Cinema de Cannes a campanha com a qual quer ajudar a quebrar estereótipos em todo o mundo e mostrar que tanto o prazer como a sensualidade não têm género. Sob o mote de “Be True To Your Pleasure”, a campanha conta com a participação de celebridades no mundo dos drag queens e transexuais, mostrando ser um forte candidato a um Glass Lion, a recém-inaugurada categoria para a igualdade de género do Festival Publicitário de Cannes.

No filme podemos ver os (ou as) protagonistas a deambular pela cidade de Los Angeles ao som de uma versão suave de “Umbrella” dos Mechanical Bride, num bailado provocador e hipnotizante com a câmara. Durante todo o filme é nos mostrado de forma subtil e elegante que a sensualidade não é um atributo exclusivamente feminino.

Ao mesmo tempo, o equilíbrio entre a naturalidade dos personagens e a interacção com o gelado não nos faz sentir o mínimo desconforto, especialmente da próxima vez que nos aproximarmos do balcão do café para pedir um Magnum.

Com criatividade da Lola Madrid e realização de Martin Werner (que foi o senhor que nos trouxe isto), esta campanha conta também com 3 pequenos vídeos em que os protagonistas falam abertamente sobre o que é ser igual a si mesmo.

Esta é a primeira vez que uma marca de produtos de grande consumo utiliza drag queens e transexuais como protagonistas de um anúncio sem explorar o lado mais cómico. Com um território bem definido, a Magnum acaba também ela por se manter verdadeira ao seu posicionamento enquanto marca, arriscando de forma inteligente e pertinente para os dias de hoje.

No futuro, esperemos que mais marcas sejam capazes de se mostrar assim ao mundo. Afinal, tudo isto deveria ser natural. Tanto quanto comer um gelado.