O que acontece aos CMO’s que falham as apresentações da JCDecaux


Todos os anos a JCDecaux faz uma apresentação acerca das possibilidades e potencialidade da publicidade outdoor actual e todos os anos os principais directores de marketing belgas dizem não ter tempo para assistir à apresentação. Como poderia a gigante da publicidade outdoor convencê-los a despender um bocadinho do seu tempo?

Juntando-se à BBDO Bélgica e sem o conhecimento dos CMO’s (Chief Marketing Officers), a JCDecaux espalhou pelos mupis presentes nas ruas belgas uma fotografia, o cargo de cada um desses directores e um contacto. Foram precisas apenas algumas horas até que o resultado se fizesse sentir.

Um pouco assustados pela quantidade de pessoas que lhes falava do mupi com a sua fotografia, os diretores de comunicação de marcas como a Coca-Cola ou a Renault sentiram em primeira mão o poder e a eficácia da publicidade outdoor. E isto apenas com um único anúncio para cada um deles. No email de explicação da campanha, a JCDecaux vira o jogo a seu favor e pede-lhes que imaginem o que uma rede como a sua pode fazer pelas marcas que representam e convida-os a inscreverem-se para assistir à tal apresentação.

O director de planeamento estratégico digital da BBDO, Jan Van Brakel, diz que uma pequena minoria destes directores não estava muito satisfeita até que lhes explicaram o propósito da campanha. Quanto a questões legais, Van Brakel admite que o que foi feito não é propriamente dentro da lei, mas como foi uma coisa de tão curta duração, com um resultado positivo e num país como a Bélgica, não houve qualquer tipo de problema deste género.