O Windows 10 vai deixar-te mostrar o dedo do meio


O Windows 10 deverá ser lançado em Julho deste ano e trará o primeiro update ao pacote de emojis do Windows em 18 meses. A última vez que os emojis receberam uma actualização foi em 2013, aquando do lançamento do Windows 8.1.

A Microsoft tem, portanto, muito para por em dia, tendo em conta a evolução de outras plataformas como o iOS/OS X e o Android. Os tons de pele e o dedo do meio (aka “dedo fuck you”) estão entre as novidades dos emojis do Windows 10.

Os emojis chegaram à Microsoft em 2012 com o lançamento do Windows 8 e foram actualizados em 2013 com a introdução do Windows 8.1. Agora, com a chegada do Windows 10, há novos emojis e emojis que mudam de cor ou aspecto.

Uma das aquisições mais esperadas é a do emoji Middle Finger. Foi aprovado no ano passado para integrar o novo pacote Unicode 7, mas desde aí manteve-se ausente do iOS, do OS X, do Android e do Windows. Até agora: o Middle Finger vai ser introduzido no Windows 10.

O Middle Finger vai ser um dos muitos emojis que no Windows 10 estarão disponíveis em vários tons de pele. Esta é, aliás, uma novidade que pretende tornar o Windows uma plataforma tolerante perante as diferentes etnias. Os tons de pele também já são suportados pela Apple, com o update iOS 8.3.

emojisw10_tompele

Ainda nesta onda de diversidade cultural, no Windows 10 muda a cor de pele do emoji padrão. A Unicode, a “entidade” que está por detrás dos emojis, recomenda o uso de um tom de pele genérico (não-humano), que depois se desmultiplique nas várias raças/etnias. Se a Apple e a Google optaram pela cor amarela, a Microsoft escolheu o cinzento. (No Windows 8.1, o tom padrão é um branco-roseado.)

emojisw10_tompadrao

Um conjunto de emojis vão sofrer alterações no Windows 10. Em baixo, podes comparar a nova versão com a versão actual no Windows 8.1.

emojisw10_alteracoesPara terminar, mostramos a evolução do emoji Haircut do Windows 8 para o Windows 8.1 e do Windows 8.1 para o novo Windows 10:

emojisw10_haircut

(fonte: Emojipedia)