O pequeno livro vermelho que o Facebook dá aos seus funcionários


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Trabalhar numa empresa é, acima de tudo, fazer parte dela. Pelo menos em teoria. Sabemos que muitos patrões não aplicam esta “cultura de empresa”, mas em grandes corporações como a Apple, o Facebook ou a Google é imprescindível os funcionários saberem a visão, o rumo, os valores e a história do nome que representam.

Na empresa de Mark Zuckerberg, há um “pequeno livro vermelho” que todos os novos funcionários recebem. O livro fala da história e da cultura do Facebook e começou a ser distribuído internamente depois de a rede social ter atingido o marco de 1 mil milhões de utilizadores em 2012.

“Com o crescimento do Facebook, enfrentámos muitos desafios. Um deles era explicar a missão da nossa empresa, a história e a cultura aos novos funcionários. Ao longo dos anos, muitas as discussões e debates sobre a companhia aconteceram em grupos de Facebook, por e-mail e pessoalmente. Quem esteve presente na altura tinha contexto, mas para os novos funcionários essa informação era difícil de encontrar, mesmo que soubesses o que estavas a procurar. Queríamos encontrar uma forma de juntar muitas dessas histórias e ideias num só espaço para dar a todos os empregados”, escreveu Ben Barry, ex-designer do Facebook, no seu website.

Ben Barry foi o designer que criou o “pequeno livro vermelho” enquanto esteve a trabalhar na empresa. Partilhou agora algumas páginas do livro no seu website, dando-nos uma ideia da experiência que pode ser trabalhar numa firma como a de Zuckerberg.

fblittleredbook_02

fblittleredbook_03

fblittleredbook_04

fblittleredbook_05

fblittleredbook_06

fblittleredbook_07

fblittleredbook_08

fblittleredbook_09

fblittleredbook_10

fblittleredbook_11

fblittleredbook_12

fblittleredbook_13

fblittleredbook_14

fblittleredbook_15

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!