Podcasts, vídeo e running: as novidades do Spotify


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Mais que um serviço de streaming de música, o Spotify quer ser o teu news feed para música. A empresa anunciou, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, novidades que incluem podcasts, vídeo e running.

O anúncio do Spotify surge dias antes de a Apple apresentar o seu serviço de streaming de música. Acredita-se que o “Apple Music” será revelado dia 8 de Junho no WWDC 2015. O anúncio surge também dias depois de o rival Rdio ter anunciado um competitivo plano a 3,99 dólares mensais e de Jay Z ter tecido considerações em defesa do seu TIDAL.

Desde o lançamento do Spotify há 7 anos, mais de 25 mil milhões de horas de música foram ouvidas no serviço, anunciou a empresa em conferência de imprensa. O Spotify está empenhado em levar a música a todas as partes da nossa vida, independentemente de onde estivermos, do que estivermos a fazer e do mood com que estivermos. A empresa quer que a sua plataforma se adapte da forma mais simbiótica possível ao utilizador, dando-lhe a melhor música para aquele momento.

As novidades apresentadas pelo Spotify dizem respeito principalmente às plataformas móveis e vão ao encontro dessa “missão”. Para além da introdução de novos tipos de conteúdos, como podcasts e vídeos, o Spotify quer afastar-se da organização da plataforma por géneros musicais para adoptar uma organização por actividades/experiências.

Nesse sentido, o Spotify está a introduzir uma nova homepage na sua app móvel, intitulada o Now. O Now vai funcionar como uma espécie de news feed para a música. Desde o momento em que te levantas até à festa de logo à noite, o Now quer dar-te a música certa para o momento certo.

spotifymai15_02

spotifymai15_03

O Now usa o teu histórico do Spotify e a tua biblioteca musical para prever os artistas, os álbuns e as playlists que vais querer ouvir em cada parte do teu dia. De manhã, por exemplo, deverás ter playlists criadas pelo Spotify como “Wake Up Happy” ou “Sunrise Run”, ou playlists que tu mesmo criaste e que costumas ouvir depois de acordar.

spotifymai15_04

O Now vai ter outros tipos de conteúdo, não apenas música. O Spotify acredita que há momentos do dia em que queremos fazer uma pausa na música para saber notícias, ouvir um podcast ou ver um vídeo engraçado. Assim, notícias, podcasts e vídeos vão aparecer no “news feed musical” pela mão de alguns media aos quais o Spotify se juntou. Entre uma lista enorme, estão nomes sonantes como a BBC, a Comedy Central, a VICE ou a ESPN.

spotifymai15_05

O Spotify anunciou ainda uma nova funcionalidade chamada Running que usa os sensores do telemóvel (como o acelerómetro e o giroscópio) para avaliar a tua corrida e, assim, adequar a música ao teu ritmo. Assim, se estiveres mais acelerado ou mais pausado, ouvirás uma música adequada à tua corrida. O Spotify Running vai funcionar não só na app do Spotify, mas também nas apps Nike+ e RunKeeper, muito utilizadas pelos runners.

O Spotify produziu seis músicas especialmente para o Running. Seis faixas criadas por artistas como Icona Pop, Jungle ou Tyler em exclusivo para o serviço.

spotifymai15_06

A nova experiência Now do Spotify está disponível a partir de hoje para os utilizadores de iPhone nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Alemanha e na Suécia. A empresa vai expandir o Now para outros mercados no futuro. O Spotify Running ficará hoje disponível globalmente.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.