Rdio cria plano mensal de 3,99 dólares para quem ouve música, mas não muita música


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Queres um serviço de streaming de música, mas não ouves assim tanta música? O Rdio, um dos principais concorrentes do Spotify, tem um plano mensal para ti. Chama-se Rdio Select, custa 3,99 dólares por mês e oferece acesso diário a 25 músicas à escolha e acesso ilimitado a todas as estações de rádio.

São 25 músicas à tua escolha que podes ouvir, sem interrupções publicitárias, durante um dia. Podes ouvi-las quando estás conectado à net, mas também quando estás offline, pois podes guardar essas 25 músicas (temporariamente) no teu telemóvel. De dia para dia, podes alterar as 25 músicas descarregadas, sendo que só podes ter guardadas 25 de cada vez.

Para que ajudar nas 25 escolhas diárias, o Rdio dá-te playlists com 10 faixas, criadas por artistas como Mumford & Sons ou Best Coast, como também de publicações editoriais como a NPR Music ou a Rolling Stone.

Ao BuzzFeed News, o CEO do Rdio, Anthony Bay, conta que 25 música é “mais que a maioria dos utilizadores descarrega num dia, pelo que pareceu-nos ser suficiente”. Bay acrescentou, à mesma fonte, que o limite diário permite à empresa “licenciar o produto de forma a manter o preço abaixo dos 4 dólares mensais”, sem perder dinheiro.

Mas o Rdio Select dá-te ainda acesso ilimitado a estações de rádio, baseadas num artista, numa música ou num género musical. Assim, podes ouvir uma rádio de Arctic Monkeys com música de Arctic Monkeys, ilimitadamente, sem anúncios e sem limites de “saltar faixas”. O que ouves nestas estações de rádio não conta para o limite diário de 25 músicas.

Com o Rdio Select, tens acesso aos ficheros de audio em alta qualidade, isto é, a 320 kbps.

O novo serviço parece surgir no momento certo, numa altura em que o mercado de streaming está agitado. O Spotify, o serviço de streaming líder, pode estar a planear uma plataforma de vídeo. A Apple, que domina o mercado de downloads com o iTunes e que no no passado adquiriu o serviço de streaming Beats Music, está na iminência de reinventar a sua oferta musical. E o Jay Z relançou recentemente o TIDAL com a ajuda de grandes nomes da industria mundial e com conteúdo exclusivo.

Apesar de nunca ter revelar números da sua base de utilizadores, o Rdio é significativamente mais pequeno que o Spotify e o novo Rdio Select é uma estratégia da empresa para ganhar quota de mercado. “Estamos entusiasmados por alcançar um novo grupo de subscritores de música sensíveis ao preço com o Rdio Select”, disse Bay em comunicado de imprensa.

O Rdio não disponibiliza um plano gratuito suportado por publicidade como o rival Spotify, pelo que o Rdio Select é a sua oferta mais baixa em termos de preço. 3,99 dólares pode ser chamativo, mas há que lembrar que os 9,99 dólares do Spotify continuam a ser acessíveis, principalmente tendo em conta que há uns anos se comprava CDs em lojas físicas ou álbuns no iTunes a 10 dólares ou mais.

O Rdio Select está disponível com um trial de 60 dias em iOS e Android nestes países: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Índia e África do Sul. O Rdio em si existe em mais de 85 países, pelo que promete extender o Select a mais mercados ao longo dos próximos meses.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.