Reddit vai produzir conteúdo próprio em vídeo


O Reddit nasceu em 2005 para permitir a partilha de conteúdo interessante entre internautas e hoje é, sem grandes dúvidas, o maior fórum online. Nenhum dos links ou das imagens que estão no Reddit foram produzido por ele, mas isso está prestes a mudar.

O co-fundador do Reddit Alexis Ohanian anunciou esta terça-feira, na conferência Disrupt NY do TechCrunch, que a sua empresa vai começar a produzir vídeo próprio e que, para tal, ela já tem uma equipa constituída.

Para sermos rigorosos, o Reddit Video não é o primeiro mergulho do Reddit no conteúdo original. A empresa criou recentemente um podcast (Upvoted) e uma newsletter (Upvoted Weekly).

redditupvoted

redditupvotedweekly

Uma das primeiras tarefas do Reddit Video vai ser traduzir o popular formato Ask Me Anything” (AMA) para vídeo. Actualmente, o AMA é feito à base de texto, em que uma figura pública ou um simples utilizador responde durante meia-hora, uma hora ou mais tempo às perguntas dos seus fãs/seguidores.

Dois veteranos do The Verge, um dos maiores sites de tecnologia e cultura pop norte-americanos, que é conhecido por ter uma talentosa equipa de vídeo, integraram o desafio Reddit Video. São eles Stephen Greenwood e Jordan Oplinger.

“Sempre foram dados passos no sentido de adicionar conteúdo original ao Reddit e de amplificar as coisas que já estão a a acontecer no Reddit para uma audiência maior”, disse Ohanian.

Parece que o Reddit está a tentar deixar ser ser um simples agregador de conteúdo para ele mesmo produzir conteúdo, numa estratégia que o transforma num media – de notar que um dos principais accionistas da empresa é um grande nome dos media tradicionais, a Advance Publications.

“A página inicial da Internet”

O Reddit não tem parado de crescer ao longo dos últimos anos – em Janeiro deste ano, por exemplo, teve 170 milhões de visitantes e 6,7 mil milhões de pageviews –, mas ainda está longe de assumir o estatuto que auto-proclama de “a página inicial da Internet”.

Todavia, o Reddit já esteve provavelmente mais longe de ser “a página inicial da Internet”. Conforme notou Ohanian no evento do TechCrunch, o site competiu em tempos com o Digg do Kevin Rose. Uma das razões pelas quais o Reddit sucedeu e o Digg falhou foi, diz Ohanian, o facto de não ser uma simples comunidade a partilhar conteúdo interessante, mas sim uma plataforma para vários diferentes tipos de comunidades.

“Uma coisa na qual acertámos foi sabermos que éramos uma plataforma para comunidades”, disse Ohanian. “O Digg foi sempre uma só comunidade. A inevitabilidade que vimos acontecer foi cada vez menos pessoas a irem a essa página inicial.”

O Reddit é uma página inicial para tudo o que é interessante na Internet e também para algumas parvoíces. Tem conteúdo próprio alojado, não se limita a linkar para artigos, imagens e vídeos do resto da web. Mas uma das coisas mais mágicas do Reddit é conseguir transformar material desconhecido em notícia nos grandes órgãos de comunicação social.

No final do ano passado, o Reddit conseguiu 50 milhões de dólares de investimento e fez alguns ajustes na equipa de gestão. O co-fundador Alexis Ohanian regressou como presidente e Ellen Pao ocupou o lugar de CEO para dar um rumo novo e mais sério à empresa.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.