“San Francisco”, a fonte do Apple Watch que pode chegar aos iPhones e Macs


Foi no Apple Watch, em Setembro do ano passado, que vimos pela primeira vez a fonte “San Francisco”. Trata-se de um tipo de letra desenhado pela própria Apple a pensar na legibilidade. Segundo a empresa, “San Francisco” oferece um maior espaçamento entre as letras por forma a facilitar a leitura em ecrãs pequenos, como os do relógio.

Diz a Apple que o tamanho da nova fonte não afecta a sua clareza e legibilidade, podendo a mesma ser aumentada e diminuida num ecrã sem qualquer problema.

“San Francisco” é a primeira tipografia desenvolvida pela Apple em muitos anos. Nos anos 1980 e 1990, era a própria empresa a criar a maioria das tipografias que usava, como “Chicago”, “New York”, “Geneva”, “Monaco” ou “Cairo”, todas elas com nomes de cidades e todas elas desenhadas pela lendária artista gráfica Susan Kare.

sanfranciscoapple_02

Em 1984, já existiu uma fonte chamada “San Francisco”, desenhada por Susan Kare. A tipografia foi lançada com o primeiro Macintosh e não tem nada a ver com a versão de 2014, cuja autoria não conseguimos determinar.

sanfranciscoapple_03

9to5Mac refere agora que as próximas versões do iOS e do OS X, que deverão ser apresentados já dia 8 de Junho no WWDC, podem vir com uma alteração do tipo de letra do sistema. O “San Francisco” deverá substituir o “Helvetica Neue”, utilizada desde 2013 no iOS 7 e desde 2014 no OS X Yosemite.

Apesar de esta mudança servir para melhorar a legibilidade em vários aspectos, especialmente nos ecrãs Retina, alguns engenheiros da própria Apple não concordam com a mudança. Diz o 9to5mac que a nova fonte dificulta a leitura principalmente em ecrãs não-Retina.

Além de estar presente no Apple Watch, “San Francisco” também já pode ser apreciada no teclado do novo MacBook. Aqui podes descarregar a nova tipografia e inclusive experimentá-la no teu Mac.

sanfranciscoapple_04