Street artist KATSU usou um drone para vandalizar um anúncio da Calvin Klein


A cara desenhada por tinta vermelha é a cara de Kendall Jenner, e o anúncio da Calvin Klein estava num dos billboards mais visíveis em Nova Iorque. Na madrugada da última quinta-feira, o artista de graffiti nova-iorquino KATSU fez um tag na zona da cara da modelo através de um drone.

KATSU é um artista e vândalo bastante conhecido, tendo até sido notícia em Janeiro quando mostrou um retrato de Mark Zuckerberg feito com fezes. Na exposição Remember The Future que esteve no The Hole, em Nova Iorque, durante o mês de Fevereiro, KATSU explorou a relação que nós mantemos com a tecnologia e o que nos trará o futuro, numa busca pela auto-realização. Nessa exposição, o artista já mostrava pinturas feitas com drones – graffitis que chegaram aos olhos do público pela primeira vez em Abril do ano passado, na Silicon Valley Art Fair.

O resultado do tag no anúncio da campanha #mycalvins é bastante épico. Estamos a falar de um edifício de seis andares na Houston-and-Broadway, uma rua bastante movimentada, com a participação de Kendall Jenner, uma das irmãs de Keeping Up With the Kardashians. Este billboard foi montado em Abril, altura em que foi retirada uma imagem de Justin Bieber, da mesma campanha, da qual se suspeitava que tinha sido alvo de Photoshop na zona genital.

“É entusiasmante ver o seu primeiro uso potencial como um instrumento de vandalismo”, disse KATSU em entrevista à WIRED, na qual deixa claro que este é apenas o princípio de street-art com drones. Se não fosse através do drones, era quase impossível fazer este tipo de coisa. A não ser a fazer rappel, mas, mesmo assim, considerando esta e outras hipóteses não seria possível fazê-lo rápida e discretamente, de forma a que ninguém reparasse e chamasse a polícia.

Em cima, está o vídeo da pintura de 60 segundos, com alguma tensão, pois como KATSU explicou, “setenta por cento da concentração é em manter o equilíbrio com uma superfície de duas dimensões”. Não é algo fácil, porque os controles podem ser instáveis e um drone (ainda) não é capaz de fazer graffitis de forma autónoma. Mas esse é o plano de KATSU e este tag foi uma prova de um conceito, isto é, um modelo prático para comprovar um conceito teórico.

katsucalvinklein_02