Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Foi em Atlanta, a propósito do Shaky Knees Festival, que os The Strokes fizeram a sua primeira actuação ao vivo em 2015.
Depois de terem lançado Angles em 2011 — disco que vieram apresentar ao Super Bock Super Rock do mesmo ano — a banda de Nova Iorque lançou Comedown Machine, o quinto longa-duração da sua carreira. No entanto, não houve qualquer tour à volta desse disco e desde então que as aparições ao vivo da banda têm sido muito reduzidas.
Depois de terem sido confirmados para o Primavera Sound 2015 de Barcelona — através de um enorme póster colocado numa rua do centro da cidade — em Novembro do ano passado, seguiram-se outras confirmações para festivais de Verão, tanto na Europa como nos Estados Unidos. A primeira dessas datas, no Shaky Knees Festival, realizou-se sexta-feira, dia 8 de Maio.
Com uma setlist que conseguiu passar por todos os álbuns do já longo catálogo da banda, “All The Time”, o primeiro single de Comedown Machine, foi tocado ao vivo pela primeira vez e “You Talk Way Too Much”, faixa pertencente a Room On Fire, de 2003, ouviu-se em concerto pela primeira vez em mais de dez anos. “Last Night”, a penúltima antes do encore, contou ainda com a ajuda de Mac Demarco. O músico estava a assistir ao concerto no backstage e, encorajado por Julian Casablancas, acabou por subir ao palco para ajudar Albert Hammond Jr. e Nick Valensi na guitarra. Um fã filmou o momento e postou-o no Instagram mas, infelizmente, não conseguimos ver Mac Demarco no vídeo, sendo que apenas pela legenda é que ficamos a perceber que o autor de Salad Days estava também em palco.
Resta saber se esta nova vaga de concertos veio mesmo para ficar e se os cinco rapazes, responsáveis por um dos maiores fenómenos indie do século XXI resolveram finalmente os problemas internos que acompanham a banda desde First Impressions Of Earth, de 2006, e que causaram o hiatus de cinco anos entre o seu terceiro trabalho de estúdio e Angles, de 2011. Por nós, pode vir um disco novo e, já agora, um concerto em Portugal. As 17 músicas tocadas no Meco souberam a pouco.
Setlist:
- “Reptilia”
- “Welcome to Japan”
- “Barely Legal”
- “Automatic Stop”
- “You Only Live Once”
- “All the Time”
- “Machu Picchu”
- “You Talk Way Too Much”
- “One Way Trigger”
- “Heart in a Cage”
- “Someday”
- “Under Cover of Darkness”
- “Taken for a Fool”
- “Under Control”
- “Last Nite (com Mac DeMarco)”
- “Take It or Leave It”
- “Vision of Division”
- “Is This It”
- “Hard to Explain”
- “New York City Cops”