Thom Yorke fez uma música que dura 18 dias


Sim, 18 dias, mais precisamente 432 horas. “Subterranea” é a banda sonora da exposição The Panic Office de Stanley Donwood. Dan Rickwood, aka Stanley Donwood, conheceu Yorke na escola de artes em que ambos andaram e é o responsável pelas capas de álbuns dos Radiohead desde The Bends.

The Panic Office é uma retrospectiva de 25 anos das suas pinturas originais, impressões e desenhos, tanto pessoais como projectos para os Radiohead.

Yorke, vocalista dos Radiohead, criou uma faixa de 18 dias que, segundo o The Independent, vai evoluindo e desenvolvendo, porque nenhum minuto em 432 horas é igual. É uma mistura de texturas ambientais, sons experimentais e gravações. Assemelha-se aos momentos mais abstractos do ultimo album de Thom Yorke, Tomorrow’s Modern Boxes, embora inclua toques de spoken word como em “Fitter, Happier”.

A estação de rádio australiana, Triple J, descreve-o como uma música bastante densa, “subs rebentam do chão, mids ecoam pelas paredes, enquanto que os agudos chovem do tecto”.

A exposição esta na Carriageworks em Sydney, na Austrália, e está aberta desde 21 de Maio a 6 de Junho. Depois desta data, não existem planos para que a “Subterranea” seja lançada. Mas podes ouvir um excerto aqui: