Vais poder usar o Google Maps totalmente offline


Nem sempre podemos estar online com uma conexão boa – que o digam as pessoas de países mais remotos/menos desenvolvidos. Sabendo disso, a Google está dar capacidades offline às suas principais apps: Search, Maps, Chrome e YouTube.

O offline já existe no YouTube (podes guardar vídeos para ver offline), mas no caso do Maps vai ficar extraordinariamente bom lá para o final do ano. Na conferência I/O, a empresa revelou que o utilizador vai poder pesquisar informação e navegar nos mapas sem precisar de uma ligação à net. Em offline, pode mesmo receber indicações de navegação por voz.

offlinemaps

No Chrome para Android, vais conseguir guardar notícias e outros conteúdos para consumir sem net. A Google reduziu também em 80 MB a memória e em 80% a largura de banda requerida pelo browser, para poupar espaço de armazenamento aos utilizadores e ajudar a reduzir os custos que estes têm com dados móveis.

Estas iniciativas da Google são particularmente interessantes nos mercados remotos, onde predominam ligações à net de baixa velocidade e nem sempre estáveis. Vê este vídeo do TechCrunch para perceberes melhor a importância desta temática.