WifiMapper é uma app que te ajuda a encontrar pontos wi-fi grátis

O WifiMapper não quer ser apenas a maior base de dados de pontos wi-fi, como também a melhor.

Desde 2010 que a OpenSignal, uma empresa londrina, se tem dedicado a mapear o sinal das redes móveis, utilizando, para tal, a informação voluntariamente prestada pela comunidade de utilizadores da sua app. O objectivo é criar o maior e melhor mapa de cobertura móvel – útil, por exemplo, no momento de escolher uma operadora.

Agora a OpenSignal quer fazer o mesmo, mas como redes wi-fi. O WifiMapper é a sua nova app, disponível para iOS (versão Android dentro de um mês), que usa a mesma abordagem crowdsourced para criar uma base de dados que contém detalhes de mais de 500 milhões de pontos wi-fi de todo o mundo, sendo que 2 milhões desses são opções recomendadas.

Existem inúmeras outras apps de mapeamento de redes wi-fi nas lojas digitais, mas o que destaca o WifiMapper dos concorrentes é precisamente o ser feita pela OpenSignal. Na verdade, a base de dados do WifiMapper foi criada recolhendo informação sobre as rede wi-fi a que os 1,5 milhões utilizadores do OpenSignal acediam. O mapa do WifiMapper é o mesmo mapa wifi do OpenSignal; a diferença é que agora existe uma app dedicada.

wifimapper_02

Com o WifiMapper, consegues saber não só que pontos wi-fi existem à tua volta, como que tipo de pontos wi-fi são esses. Sabes se é wifi pago ou gratuito. Sabes também a qualidade do sinal da rede. E, porque o WifiMapper cruza a sua base de dados com a do Foursquare, sabes ainda se o wi-fi é de um café ou de uma biblioteca pública, por exemplo.

“Criámos algoritmos inteligentes para tentar classificar este wi-fi. Apesar de dizermos que temos 500 pontos na nossa base de dados, muitos deles não são úteis para os utilizadores. O truque é determinar quais é que são gratuitos”, refere o co-fundador e CEO Brendan Gill ao TechCrunch. Para determinar se um ponto wi-fi é gratuito, o WifiMapper recorre a vários factores, como o tipo de espaço em que está inserido (café/escritório, por exemplo), o nome da rede e a existência ou não de uma página de redirecionamento.

O WifiMapper não quer ser apenas a maior base de dados de pontos wi-fi, como também a melhor. E nesse sentido, através do OpenSignal, determina a velocidade e a latência de cada ponto wi-fi para que os utilizadores saibam onde encontrar a rede mais rápida e estável.

Por agora, o WifiMapper não pede aos utilizadores para contribuírem para a base de dados da OpenSignal. A app é gratuita e pode ser monetizada no futuro com a oferta de funcionalidades adicionais pagas, como acesso offline a mapas de pontos wi-fi.