O que é feito dos “artigos mágicos” do Facebook?


O que é que aconteceu aos artigos do BuzzFeed, The New York Times ou National Geographic alojados pelo Facebook, com experiências interactivas e navegação super rápida no telemóvel? O que é feito dos “mágicos” Instant Articles?

A 12 de Maio deste ano, o Facebook lançou uma “experiência” chamada Instant Articles, permitindo a algumas publicações alojarem artigos na rede social. Uma “experiência” assustadora e ao mesmo tempo interessante, que parece não ter descolado (ainda). Nas primeiras horas após o lançamento, vimos alguns Instant Articles; mas desde essa altura, nem um. Podemos percorrer a página do The New York Times ou simplesmente visitar esta página onde o Facebook promete partilhar todos os artigos partilhados neste formato.

O que é que aconteceu à “experiência” do Facebook?

O buzz em torno dos Instant Articles foi muito. A imprensa especializada e a mais generalista noticiaram o produto, e a crítica dividiu-se com diferentes argumentos e perspectivas. Uns disseram que o novo produto do Facebook podia ajudar a redefinir o jornalismo online para um mundo mobile. Outros contiveram o entusiasmo com receio de o Facebook estar a reforçar poderes, ao ter do seu lado ainda mais conteúdo sobre o qual pode ditar as regras.

Certo é que a propagação dos Instant Articles está a seu muito lenta do que esperávamos. O Facebook nunca avançou com datas do seu plano para o produto, mas disse que queria recolher feedback das primeiras publicações que aceitaram a “experiência”, bem como dos utilizadores, de forma a melhorar o formato antes de o alargar a mais medias.

Praticamente um mês passou desde o lançamento dos Instant Articles. O BuzzFeed, o The Atlantic, a National Geographic, a NBC e o The New York Times já publicaram, uma vez cada um, neste novo formato, mas outras publicações como o The Guardian ou a BBC não.

Vão os Instant Articles arrancar? Ou será este produto o novo Facebook Home?

Make your articles load faster in News Feed and deliver a better reading experience for people on Facebook with Instant Articles.

Publicado por Instant Articles em Quinta-feira, 14 de Maio de 2015