Estes auriculares mudam o que ouves em teu redor


Uma empresa chamada Doppler Labs apresentou o Here Active Listening, uns auriculares sem fios que controlam o teu ambiente sonoro em tempo real. Com o auxílio de uma app para iPhone, podes mudar os sons que estás a ouvir em tempo real.

Se estás num concerto e o som não está correcto, podes melhorá-lo, e se estás à espera do metro e a estação é muito barulhenta, podes reduzir o ruído. No fundo, estás a curar a tua própria experiência sonora.

Este sistema não faz stream de música nem toca músicas guardadas. Em vez disso, o Digital Signal Processing (DSP) dentro do Here funciona como um estúdio dentro dos teus ouvidos, ao fornecer-te ferramentas de volume, equalizador e efeitos de forma a transformar o som do teu dia-a-dia. Quando encontrares o modo correcto, podes guardá-lo na tua biblioteca pessoal.

Com o Here, podes controlar o volume do mundo real na app do teu telemóvel, equalizar a música ao vivo através de highs, mids e lows, de baixos e de treble, utilizar efeitos sonoros como o eco e a reverberação, mas também através de efeitos já definidos, como se de filtros do Instagram se tratassem, que tentam responder às tuas necessidades imediatas. O filtro Hendrix faz-te sentir num concerto de rock e o Blue Note ajuda-te a relaxar. No entanto, nem tudo são rosas. Podes correr o risco de bloquear algo que precisas de ouvir ou tornar uma actuação ao vivo numa confusão e não te aperceberes que soa melhor sem Here.

hereactivelistening_02

O Here usa uma variedade de algoritmos de processamento de sinal que localizam frequências específicas para modificar o som enquanto entra nos teus ouvidos. Os auriculares capturam as ondas sonoras, processam o audio e depois toca o resultado desejado sem atrasos perceptíveis (menos de 30 microsegundos). É um sistema totalmente wireless, com ligação bluetooth. Tem seis horas de bateria e uma caixa com duas baterias.

“Com o Here Active Listening System queremos dar-te as ferramentas para teres a experiência sonora perfeita”, conta o CEO e co-fundador da Doppler Labs, Noah Kraft, em comunicado. “Todos percebemos o som de forma diferente, mas toda a gente já esteve num concerto em que o audio não estava totalmente correcto ou foi exposto a uma viagem longa de avião com um bebé a chorar. O Here muda isso tudo, dando controlo de volta ao agente que escuta ao permitir-lhe curar o que quer ouvir e como o quer ouvir. O nosso objectivo é fazê-lo para que nunca mais tenhas que lidar com ruído ou uma má mistura”, acrescenta.

hereactivelistening_03

Há modos predefinidos que a equipa da Doppler Labs criou com algoritmos especializados que localizam e controlam frequências específicas enquanto permitem que continues atento a outros sons do teu ambiente sonoro (como é o caso de o motor de um avião, o choro de um bebé, ou uma conversa).

Podes ouvir a faixa abaixo, uma simulação de o que é ouvir com o Here, com uma música original dos Newcomers Club, a banda do designer gráfico da Doppler Labs, Geoff Lynn.

Esta faixa mostra como é que ferramentas disponíveis na app, como o aumento do baixo, do treble ou a reverberação, soam ao usares o Here Active Listening System.

A Doppler Labs levou os seus protótipos para o seu primeiro teste no mundo real no último Coachella e já recolheu muitos apoios. Os seus auriculares “acoustic filter” já são os auriculares oficiais dos festivais Coachella, Bonnaroo e Outside Lands.

No entanto, antes de chegar ao mercado, o Here está a passar por algumas mudanças. A Doppler Labs lançou uma Kickstarter e alguns dos benefícios das promessas incluem ser parte de testes beta e de protótipos. Se queres apenas o produto final, podes fazer uma pré-encomenda, por 179 dólares, menos do que a previsão de preço de 249 dólares. O produto não começa a ser enviado antes de Dezembro, mas a Kickstarter já juntou mais de 2 mil apoiantes e de  600 mil dólares – o objectivo era de 250 mil dólares.

Este sistema não pretende substituir os teus auriculares. É um sistema desenhado o ambiente sonoro real e optimizado para usos específicos em cenários reais (como concertos, viagens de avião ou estádios de futebol) onde podes controlar e melhorar o que ouves. Os outros auriculares permitem-te ouvir música gravada, mas estes permitem-te experienciar o som do mundo real de outra forma.

Como o Here é optimizado para melhorar música ao vivo, a equipa convidou dois dos melhores violinistas, Charles Yang e Tessa Lark, a experimentar a equalização ao vivo.

Para além disso, Hans Zimmer, o conhecido compositor de filmes e produtor de música e investidor do sistema, ajudou a equipa a certificar-se que este é um sistema optimizado para música ao vivo. Em baixo, Zimmer explora um protótipo do Here e conversa sobre o futuro do som, da música e da tecnologia e o potencial que o Here tem para revolucionar a forma como ouvimos o mundo.