Carregar o smartphone por wi-fi? Talvez não falte muito


Existem hoje em dia routers wifi em todo o lado e essa é a razão para nunca ficares sem internet no teu smartphone quando andas de metro ou até mesmo de autocarro. Mas imagina que esses mesmos routers também conseguiam carregar o smartphone por wi-fi? Essa é a proposta apresentada por um grupo da Universidade de Washington.

Um grupo de visionários norte-americanos levou a cabo nos últimos tempos um projecto que poderá facilitar muito a vida dos utilizadores de smartphones, já que muitos passam a vida “agarrados à corrente” devido à constante falta de bateria. A ideia passa por adaptar routers de wifi para que possam também carregar qualquer equipamento. Tudo sem a necessidade de cabos e até uma distância de 8,5 metros.

Mas o melhor disto tudo é que os routers utilizados não teriam somente a função de carregar os equipamentos, já que continuariam a dar internet sem ter influência no sinal, tal como explica um dos autores do projeto, Bryce Kellogg: “se queríamos dar o máximo de energia possível isso poderia matar o sinal de internet, porque teríamos toda essa energia num canal apenas. Nós optimizámos o router para que possa dar energia constante sem influenciar muito o sinal de wifi.”

Os routers contêm sensores que recolhem as frequências de rádio emitidas e convertem essas frequências para corrente direta. A equipa já testou esta tecnologia com um router da Asus para carregar uma câmara, baterias recarregáveis e até sensores de temperatura a diferentes distâncias

Já foram instalados seis sistemas funcionais destes em áreas urbanas de Seattle. Neste momento, os grandes entraves dos investigadores são com a Federal Communications Commission, que limita o número de watts emitidos pelos routers, e ainda o tipo de target que pretendem cobrir: industrial ou comercial.

Comercial, por favor. Todos queremos que seja comercial.