Estes são os aparelhos que vão tornar a tua casa inteligente com tecnologia Apple


casa inteligente apple
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Foi em 2014 que a Apple lançou o HomeKit, uma nova plataforma para tornar a tua casa inteligente. Os equipamentos compatíveis com HomeKit podem ser controlados através de um iPhone ou iPad, automatizando um conjunto de tarefas da rotina doméstica. Imagina-te, por exemplo, dizer à Siri para ligar as luzes da sala ou para trancar as portas.

Desde o lançamento do HomeKit para programadores há um ano, nenhum dispositivo compatível tinha sido lançado até há bem pouco tempo. Foi na semana passada que foram divulgados os primeiros dispositivos com HomeKit: sensores, luzes, termostatos… tudo desenvolvido por empresas de renome no mercado das casas conectadas.

Os equipamentos que trabalhem com o protocolo HomeKit, podem ser controlados através da Siri desde que a app dos equipamento esteja instalada no iPhone/iPad e este esteja a correr iOS 8.1 ou superior. Também a Apple TV (3ª geração ou superior) é compatível com HomeKit, podendo ser usada para controlar os dispositivos fora de casa.

Os produtos foram submetidos a vários testes pela Apple para certificar a segurança e funcionalidade de cada um.

1- Elgato Eve

O Elgato Eve é um conjunto de sensores sem fios que nos permite monitorizar aspectos interiores e exteriores de uma casa, como a qualidade do ar, a temperatura e a humidade.

primeiroshomekit_eve01

São quatro os sensores do Eve, vendidos em separado por 40-80 euros cada: o Room para monitorizar dentro de casa; o Weather para monitorizar fora de casa; o Door & Window para verificar se as portas e janelas estão fechadas ou abertas; e o Energy para averiguar o que está a consumir mais energia e desligar remotamente.

Num iPhone com iOS 8.1, podemos monitorizar todas as estatísticas fornecidas pelo Eve.Quando está longe de casa pode continuar a fazê-lo se tiver uma Apple TV (de terceira geração), que pode ser transformada num hub remoto do HomeKit.

primeiroshomekit_insteon02

2- Ecobee3

O Ecobee3 é um termostáto para casas com vários quartos, em que seja preciso controlar a temperatura. Através de sensores remotos, conseguimos monitorizar a temperatura em vários quartos ao mesmo tempo, contribuindo para poupar energia e maximizar o conforto.

O sistema da Ecobee3 pode ser controlado através da Siri num iPhone ou, de forma remota, com uma Apple TV. Custa cerca de 250 dólares, com cada sensor extra a custar 80 dólares.

primeiroshomekit_ecobee3

3- Caséta Smart Bridge

O Caséta Smart Bridge é um hub que nos permite controlar as luzes de casa em partes específicas dela, como uma sala, uma cozinha ou um quarto. Por exemplo, o sistema permite verificar junto da Siri se existe alguma luz acesa numa determinada área da casa onde não esteja ninguém. Podemos monitorizar divisão a divisão separadamente ou desligar/acender todas as luzes ao mesmo tempo, recorrendo apenas a comandos de voz.

O Caséta Smart Bridge, que também funciona remotamente atravé da Apple TV, custa cerca de 230 dólares na forma de “Lighting Starter Kit”, que inclui duas intensidades, dois comandos e dois suportes para os segurar.

4- Insteon Hub

O Insteon Hub é o que o seu nome indica: um hub a partir do qual é possível controlar todos os produtos conectáveis da marca, incluindo lâmpadas LED, termostatos, tomadas elétricas, fechaduras, entre outros.

primeiroshomekit_insteon01

Para além de já suportar um conjunto alargado de produtos de terceiros, o Insteon Hub funciona agora com o HomeKit, podendo ser usado um iPhone com iOS 8.1 ou superior para controlar equipamentos habilitados para a plataforma da Apple.

O Insteon Hub custa cerca de 150 dólares.

primeiroshomekit_insteon02

5- iSP5 SmartPlug

O iSP5 SmartPlug é uma tomada que permite transformar qualquer aparelho que lhe seja ligado num dispositivo inteligente. Assim, se ligares um aquecedor a uma iSP5 SmartPlug, podes ligá-lo e desligá-lo remotamente, através de um iPhone.

Também podes usar várias iSP5 SmartPlug para criar um cenário em que vários aparelhos são ligados ou desligados ao mesmo tempo.

O preço do iSP5 SmartPlug não é conhecido o preço do dispositivo.

primeiroshomekit_isp5smartplug

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!