A Cheetah é campeã olímpica em obstáculos no mundo dos robôs


No ano passado, a Massachusetts Institute of Technology (MIT para os amigos) tinha apresentado um dos robots mais incríveis já vistos até agora. A Cheetah ficou conhecida por ter batido o recorde de velocidade de Usain Bolt, mas as mais recentes modificações levam a robótica para um outro nível. Eis a Cheetah 2.0, a corredora de obstáculos.

Não há dúvidas de que hoje temos milhões de robots que executam tarefas melhor do que seres humanos, e a nova Cheetah é um deles. O que este “quase-animal” faz é detectar objectos que estão à sua frente com uma altura máxima de 40 centímetros e saltar sobre eles, mantendo a sua caminhada normalmente.

Para que isto fosse possível, foram instalados no equipamento três sensores: um para detectar o obstáculo, medindo a sua altura e a distância a que se encontra; um segundo para determinar onde é que os pés (patas, membros,..) da Cheetah precisam de estar no momento do salto; e por fim um terceiro para calcular a força necessária para o salto com base nos outros dois.

Isto tem tanto de incrível como de assustador.